ajuda
Saiba tudo sobre o Pix

Saiba tudo sobre o Pix

por | 15-09-2020 |

Já imaginou receber o pagamento na hora da transferência ao invés de ter que esperar o dinheiro cair? Perfeito, né? Logo logo isso vai ser possível. O Banco Central anunciou que a partir de novembro deste ano, um novo meio de pagamento - instantâneo, digital e seguro - estará disponível. O banQi separou as principais informações sobre o Pix, a novidade que deve mudar a forma dos brasileiros realizarem suas transações.

O que é Pix?

O Pix é um novo jeito transferir, pagar e receber dinheiro desenvolvido pelo Banco Central. A ideia é tornar as operações bancárias ainda mais digitais, fáceis, rápidas e baratas. Acabou essa história de esperar o dinheiro cair ou ter que esperar o final de semana passar para pagar suas contas, por exemplo. Com o Pix, você pode realizar qualquer operação a qualquer dia da semana ou horário, e sem qualquer limite de valor.

O que muda?

Hoje em dia, para pagar contas e fazer transferências você tem algumas opções: TED, DOC, boletos, cartões ou até mesmo dinheiro vivo. O Pix surge como mais uma alternativa. Não se preocupe! Essas outras modalidades vão seguir funcionando normalmente.

Para fazer transferências basta ter uma chave de acesso (que pode ser e-mail, número de telefone, CPF/CNPJ ou até mesmo um código gerado pelo BC). É só passar uma dessas informações na hora de fazer um pagamento, por exemplo, e pronto! É o suficiente para realizar a transferência de uma maneira segura. Segundo o calendário do Banco Central, o Pix passa a funcionar oficialmente dia 16 de novembro.

Diferenças entre DOC, TED e Pix

  • TED (Transferência Eletrônica Disponível): O dinheiro cai no mesmo dia, se a transferência for feita até às 17h. Não tem valor mínimo nem valor máximo: qualquer quantia de dinheiro pode ser transferida via TED.
  • DOC (Documento de Ordem de Crédito): Também não tem valor mínimo, mas só permite transferências de até R$ 4.999,99 e o dinheiro só cai no dia seguinte ao da operação. Pode demorar ainda mais se a transferência for realizada após às 22h.

Tanto TED como DOC só funcionam em dias úteis. Ou seja: mesmo que você transfira no sábado, o dinheiro só cairá na outra conta na segunda-feira, caso não seja feriado. Além disso, a maioria dos bancos cobra uma taxa para TED e DOC para outras instituições.

  • Pix: As transações levam até 10 segundos para serem completadas em qualquer horário ou dia da semana. Isso significa que o dinheiro sai de uma conta e cai em outra quase imediatamente. E mais uma vantagem: é grátis para pessoas físicas! Você não vai precisar se preocupar com taxas.

Vantagens

  • Agilidade: você pode realizar sua transação em menos de um minuto
  • Disponibilidade: é possível receber ou pagar em qualquer dia da semana e a qualquer hora do dia
  • Conveniência: para usar o Pix você não precisa de nada além do celular! A operação será feita por meio do app do seu banco.
  • Segurança: a operação será digital e totalmente criptografada. Além disso, ao invés de passar todos seus dados bancários para alguém, com o Pix você só precisa passar uma “chave.
  • Taxa: além de ser gratuito para pessoa física também terá o custo reduzido para PJ. Também é um ótimo jeito de fugir das taxas das maquininhas.

Mas e o banQi?

Claro que a gente não ia te deixar de fora dessa, né? O banQi vai oferecer o serviço de Pix para todos os clientes. Que tal abrir uma conta e já começar a aproveitar todos os benefícios de ser um cliente banQi?

Compartilhe
Mais Recentes

Instagram What's App Facebook Twitter