ajuda
Como economizar ganhando pouco: dicas essenciais

Como economizar ganhando pouco: dicas essenciais

30-07-2019

Na correria do dia-a-dia, é comum criarmos alguns hábitos que podem aumentar os nossos gastos e nos impedir de juntar tanto dinheiro quanto se gostaria. No entanto, saber como economizar ganhando pouco é fundamental para conseguir uma vida financeira mais confortável, além de possibilitar planos a longo prazo, como aquela viagem perfeita ou o curso dos sonhos.

Para lhe ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro, separamos 7 dicas essenciais para você aprender como economizar ganhando pouco e evitar aqueles momentos de aperto no final do mês. Confira:

1. Evite compras parceladas

Ter todas, ou quase todas, as suas compras parceladas pode acabar comprometendo boa parte do seu dinheiro durante um bom tempo. Isso acabaria impedindo você de poupar dinheiro para momentos de maior necessidade ou de, até mesmo, realizar planos a longo prazo.

Antes de parcelar suas compras, se questione sobre a necessidade do item que será comprado e sobre a necessidade de parcelar o valor total. Caso seja necessário parcelar, prefira uma quantidade pequena de parcelas, para não carregar essa dívida durante muitos meses.

2. Escolha as suas prioridades

Saber exatamente quais são as suas prioridades é um bom começo para tomar melhores decisões em relação às coisas que você compra.

Faça uma lista com seus gastos permanentes, dos quais você não pode abrir mão para viver- como aluguel, conta de água e transporte - e faça as contas para saber quanto do seu dinheiro sobra após o pagamento desses gastos.

Dessa forma, você poderá ter uma melhor noção de quanto dinheiro você tem para guardar e/ou gastar com coisas menos importantes.

3. Faça listas de compras

Seja na ida ao mercado, à feira ou à farmácia, leve sempre uma lista com os itens que você realmente precisa comprar. Assim você poderá manter o foco e evitar corredores com produtos que não têm haver com o que você realmente precisa, fugindo de distrações com promoções e outros atrativos em produtos que você não precisa no momento.

4. Guardar um pouco é melhor que nada

No final do mês, depois de pagar todos os boletos, pode acabar sobrando uma quantia de dinheiro muito pequena. No entanto, sejam 2, 5 ou 50 reais, tenha em mente que guardar um pouco é sempre melhor do que guardar nada. Após algum tempo de economia, aquela pequena quantia irá começar a ganhar forma, podendo até mesmo virar uma segurança a mais para você e a sua família em momentos de aperto que podem aparecer.

5. Evite comprar no crédito…

O cartão de crédito causa em muitos a ilusão de dinheiro infinito, virando um problema ainda maior para quem não tem o costume de acompanhar o quanto gasta.

Por isso, se possível, evite fazer compras com o cartão de crédito, priorizando o débito ou um cartão pré-pago, caso tenha dinheiro disponível em sua conta.

Assim, você só gasta o que realmente tem e poderá ter uma melhor noção dos seus gastos e limitações, não se comprometendo com dívidas que talvez não possa pagar no futuro.

6. …mas, se precisar, anote os valores gastos

Em algumas situações, usar o crédito acaba sendo necessário. Neste caso, independentemente do valor gasto, anote-o de alguma forma. Uma boa opção é separar um caderninho para anotar gasto por gasto para que seja possível acompanhar cada um dos valores comprados no crédito e , assim, fugir de surpresas ruins na chegada da fatura.

7. Diminua os gastos com taxas bancárias

De acordo com uma pesquisa recente feita pela Toluna, 9 em cada 10 brasileiros acreditam que os bancos tradicionais cobram taxas abusivas. Isso não acontece a toa: existem taxas para praticamente qualquer transação, o que acaba pesando no bolso no final do mês.

Uma alternativa para economizar neste quesito é optar por uma conta digital gratuita que cobre tarifas baixas para a realização de transações, além de não cobrar anuidade para a manutenção de sua conta.

Agora que você sabe como economizar ganhando pouco, aproveite para colocar nossas dicas em prática em sua rotina e começar a tomar conta dos seus gastos de forma ainda mais organizada. Aproveite para compartilhar esse post com aquele amigo que está precisando de uma ajudinha para cuidar do seu dinheiro.

Compartilhe

Instagram Facebook Twitter