ajuda
Dicas Black Friday

Dicas Black Friday

22-11-2019 | Finanças Pessoais

Guia básico para você usar melhor o seu dinheiro nesta época

A Black Friday é uma data conhecida pelas promoções imperdíveis que milhares de lojas virtuais e físicas fazem nessa época. Por isso, é comum encontrar pessoas que aguardam meses por esse momento para finalmente comprar o que precisam.

Uma das maiores vantagens da Black Friday é que todos os tipos de lojas costumam aderir a ela. Você pode encontrar desde queimas de estoque de roupas à venda de eletrodomésticos bem mais baratos do que o normal. Mas, como toda promoção, existem algumas armadilhas e queremos te ajudar a evitá-las.

Respondemos às dúvidas mais comuns e separamos dicas para Black Friday que são essenciais para você aproveitar ainda mais essa época. Confira:


O que significa Black Friday?

Black Friday traduzida ao pé da letra significa “sexta-feira negra”.

Existem duas teorias sobre como o nome surgiu. Uma delas usa como razão o trânsito intenso e violento que acontece nos EUA após o feriado de Ação de Graças, o qual fez com que a data fosse chamada Black Friday, antes mesmo das promoções surgirem.

Mas algumas pessoas acreditam que a origem do nome, na verdade, é o dia 24 de setembro de 1869 (também chamado de Black Friday), quando Jay Gould e James Fisk, dois investidores que acabaram causando um grande desastre no mercado do ouro nos Estados Unidos.


Quando é a Black Friday?

quando é o black friday

Tradicionalmente, a Black Friday acontece no dia seguinte à Ação de Graças, feriado tipicamente comemorado nos EUA durante a 4ª quinta-feira de novembro. Mas, no Brasil, muitas lojas estenderam as suas promoções para o mês inteiro, transformando esse único dia em algo ainda maior.


Dicas para aproveitar a Black Friday

Tem muita coisa para você aproveitar durante a Black Friday - mas existem algumas atitudes que vão te ajudar a fazer as melhores compras. Saiba quais são:

-Determine quanto dinheiro irá gastar

Separe um tempo para conferir como estão as suas finanças e qual é o valor máximo que você tem para gastar. Isso fará com que você entenda qual é o seu limite de gastos e poderá aproveitar as promoções de forma mais consciente, sem exageros.

-Acompanhe os preços do que vai comprar

Saber quanto custa normalmente o produto que você quer comprar é o primeiro passo para não cair numa cilada. Para isso, você pode usar ferramentas online como o [Zoom](https://www.zoom.com.br/), que mostra quanto um produto custa e qual foi a variação do seu preço nos últimos meses.

-Confira se a loja é confiável antes de finalizar a compra

Se for comprar na internet, fique muito atento e desconfie de descontos muito grandes. Antes de finalizar a sua compra, pesquise sobre a loja e aproveite para conversar com amigos e família para saber se alguém já ouviu falar. Essa atitude pode te poupar de muito estresse no futuro.

-Verifique informações do boleto

Se for pagar sua compra com boleto, tem algumas informações importantes que você precisa checar antes. Uma delas é o CNPJ da empresa, que você pode consultar no [site do Governo](https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp) para saber se existe e se realmente pertence à loja em que você fez a compra. No app do banQi, sempre dá pra ver o nome da empresa (Beneficiário) antes de comprar.

compras mais seguras com o banQi

Verifique também se os últimos números do código do seu boleto são iguais ao valor da sua compra. Ou seja, se a sua compra for de R$95,40, os últimos números do seu boleto devem ser 9540. Se houver algum erro em uma dessas informações, desconfie!

Verifique o código de barras do boleto

-Faça uma lista para manter o foco

Anote todas as coisas que você realmente quer e que pretende comprar nesta Black Friday. Usando a sua lista como base, você conseguirá ter mais foco para encontrar o que realmente está procurando e não se perder olhando coisas que não precisa ou não pode comprar agora.

-Não compre sem pensar antes

Encontrou um produto fora da sua lista de compras com um SUPER desconto e está prestes a cair na tentação de comprá-lo? Pare e pense se você realmente precisa dele. Às vezes, a economia não compensa o tamanho do gasto, especialmente se estiver comprando algo que não irá usar ou que poderia esperar mais para comprar.

-Apesar de ser Black Friday, nem toda promoção é imperdível

Apesar de ser tentador, você não precisa aproveitar todos os descontos que surgirem. Se você estiver sem dinheiro ou achar que não precisa tanto assim de algo, tenha em mente que não é a melhor hora para fazer essa compra. Espere um pouco e continue acompanhando os preços. Assim, você poderá comprar quando for melhor para você e evitará dívidas.


cyber Monday, use banQi

Cyber Monday: uma segunda oportunidade para encontrar boas promoções

Se você não tiver encontrado um bom desconto para o produto que procurava, a Cyber Monday é outra chance para você economizar bastante na compra do que precisa. Ela acontece na segunda seguinte à Black Friday e todas as promoções nessa data são feitas pela internet, o que é uma vantagem para quem não tem tempo, nem paciência para enfrentar filas. Por isso, se não conseguir fazer as suas compras na Black Friday, não se desespere - confira as promoções nos sites de sua confiança durante a Cyber Monday.


Aproveite as promoções da Black Friday e da Cyber Monday com banQi

No banQi, você encontra diversas formas práticas para pagar as suas compras, como o cartão Mastercard pré-pago e o [pagamento por QR code](https://banqi.com.br/pagamento-qr-code), e pode curtir os melhores descontos em suas lojas favoritas.

Com a gente, você ainda têm dois cartões: um físico e outro virtual, que não custa nada e fica pronto instantaneamente. Então, se você ainda não tem um cartão para comprar online, conte com o cartão virtual banQi para curtir a Cyber Monday.

Abra a sua conta digital agora mesmo.

Compartilhe

Instagram What's App Facebook Twitter