ajuda
Novos Líderes Empreendedores: histórias de empreendedorismo na comunidade

Novos Líderes Empreendedores: histórias de empreendedorismo na comunidade

por Airfox | 20-01-2020 | Conhecendo o banQi

Em 2019, fizemos uma parceria com o Novos Líderes Empreendedores, uma ONG nascida na comunidade da Rocinha, Rio de Janeiro. Anualmente, o projeto oferece aulas de empreendedorismo na comunidade para pessoas entre 25 e 40 anos, com o objetivo de ensiná-las o necessário para começar ou aprimorar o próprio negócio.

Durante o curso, os alunos têm aulas oferecidas por professores, empreendedores experientes e palestrantes convidados. Os temas das aulas são variados: pesquisa de mercado, estudo de público alvo, como administrar bem um negócio próprio e até mesmo marketing digital são tópicos abordados.

Nos apaixonamos pela ideia e apoiamos a 3ª edição deste curso, que acontece até o fim de janeiro de 2020. No processo, conhecemos alguns dos alunos e suas encantadoras histórias como empreendedores. Esperamos que elas te inspirem, assim como nos inspirou.

Solange Gomes: “quero poder aprender muito mais”

Solange Gomes, ou Sol, como gosta de ser chamada, já tinha um negócio com seu marido: uma loja de materiais de construção. Em seu relato, Sol conta que os dois passaram por muitas dificuldades no início, tanto pela falta de conhecimento de negócio, quanto pela falta de familiaridade com os produtos e suas funções, o que dificultava o atendimento de seus clientes.

Em seu primeiro dia de aula, ela disse que até se sentiu nervosa, mas que hoje já está começando a colocar as ideias em prática e sente que o jogo está mudando. “Esse projeto de empreendedorismo que a ONG Novos Líderes está oferecendo à comunidade está nos ajudando muito, nos capacitando a avançar, evoluir e mostrando que qualquer tipo de negócio pode dar certo. Está sendo bem desafiador para mim! Quero poder aprender muito mais”.

Jussara: “hoje amo muito o que faço”

Muitos negócios dos estudantes do projeto surgiram da necessidade de complementar renda. Esse foi o caso da Jussara, que aos 33 anos começou a confeccionar itens personalizados para festas infantis.

Apesar de não saber muitas técnicas de artesanato no início, Jussara treinou fazendo a decoração das festinhas de aniversário do seu filho. Com o tempo, foi aprimorando sua técnica e acabou aprendendo ainda mais com vídeos que assistia no Youtube.

Cinco anos depois, com um bom conhecimento base para seu negócio, Jussara ainda sentia que podia ir além, e o curso veio como uma grande chance de amadurecer seu trabalho. “Hoje amo muito o que faço e estou aprendendo mais com o curso, aprendendo novas técnicas e conceitos que eu não fazia ideia como empreendedora. Estou aberta e animada para aprender muito mais!"

Fabiana: uma voz para as comunidades

Após presenciar uma grande injustiça na Rocinha, comunidade onde vive, Fabiana sentiu que precisava fazer algo para cobrar a ação das autoridades locais. Por isso, em 2010, iniciou o Rocinha em Foco, uma página no Facebook onde divulgaria acontecimentos e histórias inspiradoras de moradores locais.

Como estava trabalhando em tempo integral como vendedora, não tinha muito tempo disponível para cuidar da página, especialmente porque não gerava renda. Mas, algum tempo depois, passou por problemas de saúde que a fizeram se afastar deste trabalho e se reaproximar do Rocinha em Foco.

Com o tempo, desafios surgiram. Apesar disso, ela nunca abandonou a página e manteve o sonho de um dia poder gerí-la em tempo integral. Mas, para isso, o Rocinha em Foco precisava crescer mais - tanto para alcançar mais pessoas, quanto para realmente ser um negócio sustentável, financeiramente falando.

Então, em 2017, o Novos Líderes Empreendedores surgiu como uma chance de aprender formas mais eficazes de fazer este crescimento acontecer.

Hoje, Fabi conta com clientes permanentes em sua página e já não precisa trabalhar fora para se manter. Finalmente, seu sonho de ajudar as pessoas pôde ser colocado em prática em tempo integral.

Após seu crescimento como empreendedora, Fabiana também se tornou a atual coordenadora do curso do Novos Líderes Empreendedores e espera ajudar a organização a mudar ainda mais vidas, assim como mudou a dela.

A turma do Novos Líderes continuará a ter encontros semanais até janeiro do próximo ano. Os alunos estão trabalhando para solidificar seus planos de negócio e irão apresentá-los no começo de 2020 para um painel de juízes em uma competição de empreendedorismo.

E aí, com qual história de empreendedorismo na comunidade você mais se identificou? Esperamos que elas tenham te inspirado a dar o primeiro passo para tirar seus sonhos do papel.

Compartilhe
Mais Recentes

Instagram What's App Facebook Twitter