1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Seu Carnê Casas Bahia
  6. >
  7. Existe risco de comprar no crediário?

Existe risco de comprar no crediário?

por banQi | data de publicação: 29/06/2023 | Seu Carnê Casas Bahia , Controle gastos , Educação financeira

Quem não possui cartão de crédito ou até tem, mas com um limite baixo, ou ainda para quem precisa comprar um bem, como uma geladeira ou fogão, e está com a grana curta e precisa parcelar, o crediário costuma ser uma boa opção.

Ao ir numa loja e pedir crédito, é preciso ficar ligado aos riscos do crediário, como taxas de juros cobradas, tempo de parcelamento e valor das parcelas. Mas calma, não é que seja perigoso comprar no crediário – não, não é! Mas pelos motivos que colocamos neste parágrafo, é importante você ficar ligado para não ter de pagar algo que não caiba no seu orçamento.

Neste texto, o blog do banQi vai dar dicas para que você faça uma escolha consciente e que não desequilibre o seu orçamento mensal.

Afinal, quais são os riscos do crediário?

O crediário próprio, aquele oferecido diretamente pelas lojas, sem a participação de alguma instituição financeira ou administradora, é amplamente utilizado pelos brasileiros. Muita gente recorre a esse tipo de crédito pela quantidade maior de parcelas e pelo valor menor que vai ser pago todos os meses.

Mas, para que o crediário seja uma boa alternativa, o ideal é se ligar em três pontos que destacamos abaixo:

1. Menor praticidade

Quando uma pessoa faz um crediário numa loja, ela sai de lá com um carnê em mãos. Nem todos os estabelecimentos permitem que o cliente pague as prestações por meio de seus aplicativos de banco ou diretamente nas agências bancárias, pelos caixas eletrônicos ou convencionais.

Para pagar, muitas vezes as pessoas precisam comparecer à loja todos os meses e ir aos caixas próprios, o que não é prático se comparado ao pagamento pelo código de barras ou até mesmo via Pix, que a pessoa pode fazer dentro de casa.

2. Juros

Os juros cobrados pelas empresas são um ponto central a ser levado em conta por quem pretende “abrir um crediário”. Isso porque cada loja ou estabelecimento é livre para definir o valor a mais que vai cobrar todos os meses de seus clientes.

E não se esqueça que um maior número de parcelas vai gerar mais juros no valor total da compra.

3. Acúmulo de prestações

Quando a gente está cara a cara com um parcelamento de até 48 vezes é sempre bom pensar no futuro. Uma pergunta a se fazer é: terei condições de continuar pagando daqui a dois, três anos?

Planejar antes de comprar é importante para não ficar inadimplente, ter sua dívida inscrita nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, e ficar com o “nome sujo”. Isso diminui as chances de pedir novos créditos ou até de fazer aquele financiamento para realizar o sonho da casa própria, por exemplo.

Em várias situações a diferença do valor a ser pago nas parcelas é pequeno e dá para dividir a compra em menos vezes. Desta forma, juros menores serão cobrados e a pessoa vai quitar sua dívida de forma mais rápida.

Agora que você já sabe dos riscos do crediário, que tal conhecer mais a fundo sobre esse tipo de crédito e como ele funciona?

compartilhe

Posts relacionados

Crediário: mitos x verdades. Tudo o que você precisa saber!

Crediário: mitos x verdades. Tudo o que você precisa saber!

Uma das maneiras mais antigas de obter crédito ainda gera muitas dúvidas, mas vamos te ajudar

Lançamos um curso gratuito para você!

Lançamos um curso gratuito para você!

Falar de dinheiro não pode mais ser tabu! Vem com a gente e com a Dina conhecer mais sobre o u ...

Veja 5 dicas para você pagar seu carnê sem atrasar!

Veja 5 dicas para você pagar seu carnê sem atrasar!

Pagar as contas em dia não é fácil, mas preparamos um texto para te ajudar nessa missão

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.