- banQi
- >
- Blog banQi
- >
- Seu cartão banQi
- >
- Veja como funciona a renegociação do cartão de crédito
Veja como funciona a renegociação do cartão de crédito
por banQi | data de publicação: 10/07/2023 | Seu cartão banQi , Saia das dívidas , Controle gastos , Educação financeira
Ter um cartão de crédito é uma mão na roda para fazer as compras do dia a dia ou resolver alguma emergência. Mas também pode se tornar um problemão se você não acompanhar os gastos e a fatura virar uma bola de neve.
Mas, tudo bem! Isso pode acontecer com qualquer pessoa e tem como resolver. O primeiro passo é conhecer a sua dívida, fazendo um pente-fino na sua fatura, tentando descobrir onde aconteceu o gasto extra.
Entender como você gastou mais do que podia é a melhor maneira de decidir como irá pagar essa conta e evitar que o mesmo problema se repita no futuro.
Depois, você deve entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira e ver as condições de renegociação do cartão de crédito. É possível parcelar essa dívida que você tem. Neste texto, o blog do banQi irá te explicar como funciona a renegociação e em que momento fazer. Continue com a gente!
O que é renegociação de cartão de crédito?
A renegociação do cartão de crédito é um acordo feito entre você e a operadora para parcelar o valor da sua dívida.
Quando situações inesperadas acontecem, a primeira alternativa que a pessoa tem é pagar o mínimo da fatura. Neste caso, é aplicado o crédito rotativo, um tipo de crédito para quem não consegue pagar a fatura inteira.
No rotativo, os juros são cobrados sobre o valor que ficou em aberto. Embora pareça uma boa alternativa, os juros do rotativo estão entre os mais altos do mercado.
Antes que as dívidas fujam do controle, é possível negociar em busca de taxas de juros mais baixas para evitar ficar com o “nome sujo”.
Como funciona a renegociação de cartão de crédito?
A negociação se dá a partir do momento em que o usuário do cartão de crédito não consegue mais pagar o valor da dívida. Mas como funciona a renegociação?
Ela é um acordo fechado entre o cliente e a instituição financeira, com parcelas fixas, com acréscimo de juros e outros encargos. O usuário escolhe a melhor proposta e, a partir daí, passa a pagar o valor nas próximas faturas.
Alguns bancos e instituições financeiras bloqueiam o limite de crédito que o usuário tem até quitar o pagamento da renegociação. Já outros liberam o limite com o pagamento das parcelas e permitem o uso do cartão de crédito para outras compras.
Quando devo renegociar o cartão de crédito?
A partir do momento em que você não consegue pagar o total da fatura é preciso começar a pensar na possibilidade de renegociar esses valores. Ficar meses pagando o mínimo da fatura só irá fazer essa dívida crescer.
Como dissemos antes, os juros cobrados no rotativo são os mais altos do mercado. Segundo o Banco Central, dependendo da instituição financeira, podem passar dos 20% ao mês e dos 400% em um ano.
Assim, vale mais a pena renegociar essa dívida em parcelas fixas, sabendo quanto você irá pagar até o final, do que continuar pagando parte da fatura todos os meses. Isso pode virar uma bola de neve e fugir do controle. Parcelar a dívida é sempre melhor do que não pagar.
Como renegociar o cartão de crédito?
Para renegociar uma dívida no cartão de crédito, o primeiro passo é procurar o banco ou instituição financeira. Hoje, o contato pode ser feito pelas centrais de atendimento ou até mesmo pelos aplicativos de celular.
Ao pedir a renegociação, a operadora do cartão vai passar algumas possibilidades de parcelamento. Você deverá ficar ligado em duas coisas:
- Quantidade das parcelas: Você deve escolher um parcelamento com valores que caibam no seu bolso para não ter dificuldade em pagar mais para frente.
- Juros: pergunte à operadora do cartão qual é a taxa de juros mensal e negocie. Faça uma contraproposta e tente valores menores. A empresa também deve te informar o Custo Efetivo Total (CET), que é o valor final que você pagará por esse parcelamento, já com juros e outros encargos.
É possível desistir da renegociação do cartão de crédito?
Uma vez que você fecha o acordo de renegociação, não é possível desistir dele. Caso você perceba ao longo do parcelamento que as prestações estão pesando no bolso, você pode tentar uma nova renegociação. Mas se prepare para mais juros.
Se você deixar de pagar o acordo, a instituição financeira vai inscrever sua dívida nos órgãos de proteção ao crédito, negativando o seu nome.
E vale lembrar que, mesmo depois de 5 anos, quando a dívida caduca, ou seja, quando ela sai do SPC ou Serasa e seu nome volta a ficar limpo, as operadoras do cartão podem continuar cobrando o valor devido.
Então, o melhor é pagar as parcelas em dia ou, se entrar um dinheiro extra, antecipar o pagamento e quitar a dívida mais rápido.
Você tem um cartão de crédito, mas não entende o seu limite? Neste outro texto você fica por dentro de tudo e tira várias dúvidas.
compartilhe
Posts relacionados
Confira o que são juros rotativos e por que devemos evitá-los
11/07/2023
Entenda o que são e como calcular os juros rotativos
Você sabe o que é CVV do cartão de crédito e quais cuidados tomar?
30/08/2023
Saiba o que é o CVV do cartão de crédito e por que é importante que você não o compartilh ...
Qual é a diferença entre cartão de crédito e cartão pré-pago?
02/08/2023
Veja como funcionam os dois tipos de cartões e as vantagens de cada um
Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.
Sua conta digital
Simples, sem burocracia e gratuita.
Seu cartão banQi
Tudo sobre o cartão pré-pago banQi físico e virtual.
Seu Carnê Casas Bahia
Como consultar e pagar o seu carnê.
Educação financeira
O que você realmente precisa saber sobre finanças de forma rápida e fácil.
Invista no seu negócio
Dicas do banQi pra você que tem uma empresa ou trabalha por conta própria.
Na boca do povo
O banQi por quem já usa diariamente.
Fresquinhas
As últimas novidades pra você e seu dinheiro.