1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Saia das dívidas
  8. >
  9. É verdade que dívida caduca depois de cinco anos?

É verdade que dívida caduca depois de cinco anos?

por banQI | data de publicação: 08/08/2022 | Controle gastos , Saia das dívidas , Educação financeira

Ninguém gosta de ficar devendo. Mas pode acontecer e tá tudo bem. O problema é acreditar que manter o atraso é mais negócio do que pagar as contas em dia. Afinal, a dívida caduca depois de cinco anos, mas isso não significa estar livre dela. 

Na real, o que acontece é o seguinte: o débito desaparece do nome depois desse tempo, mas continua em aberto nos sistemas dos credores (aqueles que têm valores a receber). E isso nem sempre é bom. Quer saber por quê? Bora ler!

O que é dívida caduca?

Sem enrolação: a dívida caduca é um débito que não foi pago por mais de cinco anos e, por consequência, deixou de aparecer nos órgãos de proteção ao crédito (birôs), como SPC e Serasa. 

Ou seja, a dívida ficou tão velha que caducou e não pode mais constar no nome do devedor, que fica limpo após o período. Além disso, caso nenhuma notificação seja feita nesse tempo, ela prescreve e não pode ser mais cobrada judicialmente.

A dívida deixa de existir depois de cinco anos?

A resposta é não. Apesar da dívida caduca sumir dos birôs de crédito, ela ainda pode continuar em aberto nos sistemas dos credores, com os juros sendo cobrados normalmente de acordo com o contrato firmado. 

E por mais que o débito não conste no nome e não possa ser cobrado na justiça, ele ainda pode prejudicar a obtenção de crédito em instituições bancárias, que possuem sua própria lista de inadimplentes no Sistema de Informações de Créditos, do Banco Central. 

Quanto tempo demora para uma dívida caduca sair do nome?

Assim que completar cinco anos, a dívida caduca deve ser retirada dos órgãos de proteção ao crédito em até cinco dias úteis. Geralmente, isso acontece de maneira automática. Mas, caso o débito ainda conste no nome depois desse prazo, é só entrar em contato com o credor e solicitar a remoção. 

Uma dívida caduca pode continuar sendo cobrada?

Sim, e provavelmente vai. Apesar de não poderem cobrar a dívida judicialmente, as empresas têm o direito de entrar em contato com as pessoas inadimplentes. Telefonemas, e-mails, cartas e outras formas de contato nem sempre agradáveis são alguns meios utilizados para isso.

O que acontece com o score depois que a dívida caduca?

Como a dívida caduca desaparece dos órgãos de proteção ao crédito e ficam invisíveis para as empresas (com exceção da credora), as pessoas costumam pensar que o score subirá rapidamente. Mas, na realidade, isso não é garantido.

De fato, esse tipo de débito deixa de ser levado em conta no cálculo da pontuação. Mas o aumento do score depende de um bom histórico de pagamentos a partir da prescrição da dívida. Se estiver tudo em dia, as chances de melhoria são grandes.

É possível pagar uma dívida caduca?

Com certeza. Regularizar uma dívida caduca é possível e recomendado, embora não seja obrigatório. Afinal, ficar com esse tipo de débito em aberto pode complicar a liberação de crédito para empréstimos, financiamentos e cartões, principalmente se o credor for do setor bancário. 

O ideal é procurar a credora e negociar a dívida em condições favoráveis ao seu bolso. Descontos e opções de parcelamento são alguns dos incentivos oferecidos para que o valor em aberto possa ser quitado com mais facilidade.

Posso ter conta no banco depois que minha dívida caduca?

Claro! Ter uma dívida caduca não interfere em nada na hora de abrir uma conta e nenhum banco poderá te cobrar nada pelo débito prescrito. Por outro lado, como falamos anteriormente, essas instituições podem ser mais rígidas em relação à liberação de crédito. 

Vale a pena ter uma dívida caduca?

Apesar de ter ou não uma dívida caduca ser algo pessoal, a gente acredita que não vale a pena esperar cinco anos pra ela sair do nome. Isso porque, além da questão moral de estar devendo, pode ser um tiro no pé ficar sem opções de crédito durante esse período negativado.

O crédito é uma das melhores maneiras de realizar objetivos maiores, lidar com emergências e imprevistos. Sem ele, podemos nos ver num beco sem saída quando a grana fica curta. E ninguém quer passar por isso.

Então, se liga: caso tenha uma dívida em aberto, é mais vantajoso se organizar pra pagar no seu tempo do que esperar o tempo da lei fazer isso por você, fechou?  

compartilhe

Posts relacionados

Juros simples: o que é e como calcular

Juros simples: o que é e como calcular

Saiba o que é juros simples e como calcular!

Saiba tudo sobre os saques do FGTS na quarentena

Saiba tudo sobre os saques do FGTS na quarentena

Precisa sacar seu FGTS? O banQi te explica como funciona!

Conheça os principais tipos de conta bancária

Conheça os principais tipos de conta bancária

O banQi te ensina tudo sobre contas bancárias e a diferença entre elas.

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.