1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Sua conta digital
  6. >
  7. O Pix é realmente seguro?

O Pix é realmente seguro?

por banQi | data de publicação: 05/11/2020 | Sua conta digital

No dia 16 de novembro, o Pix começa a funcionar e o banQi quer te ajudar a aproveitar toda a facilidade que esse novo meio de pagamento e transferências tem a oferecer. Agora, que você já entendeu o que é o Pix e como ele funciona, chegou a hora de acabar com uma dúvida importante: o Pix é realmente seguro? 

Sim. O Banco Central desenvolveu várias camadas de proteção para garantir que todas as transações feitas por Pix sejam extremamente seguras. 

1. Motores antifraude

Esses motores servem para identificar operações suspeitas, que não combinam com o perfil do usuário. Dessa forma, quando uma movimentação estranha acontece na conta a operação é rejeitada. Ou seja: se alguém um dia tentar se passar por você na hora de fazer um pagamento por Pix, muito provavelmente o dinheiro continuará na sua conta.


2. Marcadores de fraude

Como você já sabe, o Pix faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos. Nesse sistema também existem mecanismos de segurança. Um deles identifica uma fraude e alerta para todo o sistema quem é o usuário que realizou a fraude. Assim, todas as instituições que trabalham com o Pix já são informadas da situação e podem tomar outras medidas para proteger seus clientes.


3. Criptografia

Todos os dados que circulam dentro do sistema do Pix são criptografados. Mas o que isso significa? Na prática, os dados que são fornecidos são transformados em códigos, o que impede que um hacker entre no sistema e tenha acesso às informações enviadas.


4. Autenticação

A autenticação é um jeito comum e eficiente de evitar fraudes. Existem várias maneiras de fazer isso: seja por senha, token, ou então reconhecimento biométrico (como pelas impressões digitais, por exemplo).


Já percebeu que foi tudo bem pensado para evitar qualquer problema, né? Mas o banQi também tem algumas dicas para deixar tudo isso ainda mais seguro. 

  • Evite fazer operações usando redes abertas de wi-fi

    Esse tipo de conexão tende a ser menos segura, por isso hackers conseguem ter acesso a dados importantes mais facilmente. É uma boa ideia só fazer transferências online utilizando uma rede de wi-fi protegida por senha. 

  • Sempre atualize seu app banQi 

    O banQi está sempre evoluindo para tornar as coisas mais práticas e seguras para você. Ao atualizar seu aplicativo banQi você garante que estará usando a melhor e mais protegida versão do app.

  • Verifique onde está cadastrando suas chaves

    Só cadastre seus dados em sites confiáveis. Nada de entrar em links suspeitos e desconhecidos! Com o banQi, além da praticidade e simplicidade, você também pode contar com a segurança e estrutura do grupo Via Varejo, que também tem como empresa integrante a Casas Bahia.


Para aproveitar esse e todos os benefícios que o banQi pode te oferecer, que tal abrir uma conta já? É só baixar o app, fazer um depósito e começar a usar. Fácil, rápido e sem burocracia!

compartilhe

Posts relacionados

O Pix ficou ainda melhor!

O Pix ficou ainda melhor!

30/03/2021

Aprenda a configurar seu limite personalizado do Pix com banQi

Cartão de crédito ou cheque especial: qual dos dois tem mais juros?

Cartão de crédito ou cheque especial: qual dos dois tem mais juros?

Entenda como funciona a cobrança de juros para quem usa cartão de crédito ou cheque especial

Ep. 5 | Gestão para empresas (IR, Nota fiscal e Gestão de Estoque)

Ep. 5 | Gestão para empresas (IR, Nota fiscal e Gestão de Estoque)

Vamos entender melhor sobre Imposto de renda de um MEI!

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.