- banQi
- >
- Blog banQi
- >
- Sua conta digital
- >
- Saiba tudo sobre o Pix
Saiba tudo sobre o Pix
por banQi | data de publicação: 15/09/2020 | Sua conta digital
Já imaginou receber o pagamento na hora da transferência ao invés de ter que esperar o dinheiro cair? Perfeito, né? Logo logo isso vai ser possível. O Banco Central anunciou que a partir de novembro deste ano, um novo meio de pagamento - instantâneo, digital e seguro - estará disponível. O banQi separou as principais informações sobre o Pix, a novidade que deve mudar a forma dos brasileiros realizarem suas transações.
O que é Pix?
O Pix é um novo jeito transferir, pagar e receber dinheiro desenvolvido pelo Banco Central. A ideia é tornar as operações bancárias ainda mais digitais, fáceis, rápidas e baratas. Acabou essa história de esperar o dinheiro cair ou ter que esperar o final de semana passar para pagar suas contas, por exemplo. Com o Pix, você pode realizar qualquer operação a qualquer dia da semana ou horário, e sem qualquer limite de valor.
O que muda?
Hoje em dia, para pagar contas e fazer transferências você tem algumas opções: TED, DOC, boletos, cartões ou até mesmo dinheiro vivo. O Pix surge como mais uma alternativa. Não se preocupe! Essas outras modalidades vão seguir funcionando normalmente.
Para fazer transferências basta ter uma chave de acesso (que pode ser e-mail, número de telefone, CPF/CNPJ ou até mesmo um código gerado pelo BC). É só passar uma dessas informações na hora de fazer um pagamento, por exemplo, e pronto! É o suficiente para realizar a transferência de uma maneira segura. Segundo o calendário do Banco Central, o Pix passa a funcionar oficialmente dia 16 de novembro.
Diferenças entre DOC, TED e Pix
- TED (Transferência Eletrônica Disponível): O dinheiro cai no mesmo dia, se a transferência for feita até às 17h. Não tem valor mínimo nem valor máximo: qualquer quantia de dinheiro pode ser transferida via TED.
- DOC (Documento de Ordem de Crédito): Também não tem valor mínimo, mas só permite transferências de até R$ 4.999,99 e o dinheiro só cai no dia seguinte ao da operação. Pode demorar ainda mais se a transferência for realizada após às 22h.
Tanto TED como DOC só funcionam em dias úteis. Ou seja: mesmo que você transfira no sábado, o dinheiro só cairá na outra conta na segunda-feira, caso não seja feriado. Além disso, a maioria dos bancos cobra uma taxa para TED e DOC para outras instituições.
Pix: As transações levam até 10 segundos para serem completadas em qualquer horário ou dia da semana. Isso significa que o dinheiro sai de uma conta e cai em outra quase imediatamente. E mais uma vantagem: é grátis para pessoas físicas! Você não vai precisar se preocupar com taxas.
Vantagens
- Agilidade: você pode realizar sua transação em menos de um minuto
- Disponibilidade: é possível receber ou pagar em qualquer dia da semana e a qualquer hora do dia
- Conveniência: para usar o Pix você não precisa de nada além do celular! A operação será feita por meio do app do seu banco.
- Segurança: a operação será digital e totalmente criptografada. Além disso, ao invés de passar todos seus dados bancários para alguém, com o Pix você só precisa passar uma “chave.
- Taxa: além de ser gratuito para pessoa física também terá o custo reduzido para PJ. Também é um ótimo jeito de fugir das taxas das maquininhas.
Mas e o banQi?
Claro que a gente não ia te deixar de fora dessa, né? O banQi vai oferecer o serviço de Pix para todos os clientes. Que tal abrir uma conta e já começar a aproveitar todos os benefícios de ser um cliente banQi?
Dúvidas frequentes:
1. A partir de quando posso usar o Pix?
No dia 16 de novembro você já consegue utilizar o Pix.
2. Posso usar quantas vezes eu quiser ou tem um limite?
Pode usar quantas vezes quiser! Não há um limite de operações.
3. É de graça?
Para pessoa física sim. Já para PJ haverá uma taxa, mas menor do que as cobradas para DOC e TEC.
4. Pix é um aplicativo?
Não, o Pix é uma nova modalidade de pagamento criada pelo Banco Central. Mas você vai poder realizar suas transferências via Pix pelo app do banQi.
5. Tem limite de chaves?
Sim. Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves. O limite para PJ é de 20 chaves. Além disso, você pode cadastrar chaves em bancos diferentes.
6. Eu preciso necessariamente informar meu e-mail ou telefone?
Não! Você pode cadastrar seu e-mail ou telefone como chave, mas se você não quiser passar seus dados na hora de realizar uma transação, o sistema do Pix pode gerar uma chave aleatória (uma sequência de números, letras e símbolos) pra você.
7. Posso pagar qualquer coisa com o Pix?
Desde que o recebedor aceite Pix, sim!
8. Posso cancelar um Pix?
Não. Após a confirmação da transferência a operação não pode ser cancelada. Por isso você deve ficar atento e conferir os dados antes de confirmar. Uma saída possível é negociar a devolução do dinheiro com quem o recebeu.
9. DOC e TED não vão mais existir?
DOC e TED continuam existindo e podem ser utilizados normalmente. O Pix vem aí como mais uma possibilidade de pagamento, e não para substituí-los.
compartilhe
Posts relacionados
Veja tudo sobre a chave aleatória Pix
20/09/2023
Esse tipo de acesso permite que você faça transferências sem precisar informar dados pessoai ...
Afinal, ter uma conta digital é seguro?
17/07/2023
Como tudo na vida, precisamos tomar alguns cuidados para garantir a segurança. Veja as dicas!
Conheça os principais tipos de conta bancária
20/10/2021
O banQi te ensina tudo sobre contas bancárias e a diferença entre elas.
Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.
Sua conta digital
Simples, sem burocracia e gratuita.
Seu cartão banQi
Tudo sobre o cartão pré-pago banQi físico e virtual.
Seu Carnê Casas Bahia
Como consultar e pagar o seu carnê.
Educação financeira
O que você realmente precisa saber sobre finanças de forma rápida e fácil.
Invista no seu negócio
Dicas do banQi pra você que tem uma empresa ou trabalha por conta própria.
Na boca do povo
O banQi por quem já usa diariamente.
Fresquinhas
As últimas novidades pra você e seu dinheiro.