- banQi
- >
- Blog banQi
- >
- Sua conta digital
- >
- TED, DOC e Pix: conheça as diferenças entre esses 3 tipos de transferência bancária
TED, DOC e Pix: conheça as diferenças entre esses 3 tipos de transferência bancária
por banQi | data de publicação: 31/08/2023 | Sua conta digital , Educação financeira
No mundo em que vivemos, o dinheiro circula o tempo todo. Seja para comprar um lanche na padaria do bairro, pagar alguma conta do mês ou mandar uma graninha para seus filhos ou pais.
A transferência bancária serve tanto para realizar pagamentos quanto para simplesmente repassar dinheiro a alguém.
Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, chegou ao lugar certo. Neste texto, você saberá o que é, como funciona e quais são os tipos de transferência bancária.
O que é transferência bancária?
Transferência bancária é uma transação financeira que envia dinheiro de uma conta bancária para outra. Embora exista a possibilidade de realizar esse processo com o uso de dinheiro físico (em guichês de bancos ou caixas eletrônicos, por exemplo), é cada vez mais comum esse processo todo ser realizado de maneira virtual, pela internet, usando um computador ou celular.
Como funciona uma transferência bancária?
A transferência bancária funciona de diferentes maneiras. É possível realizá-las visitando agências e solicitando diretamente no guichê, por meio de depósito ou pelo caixa eletrônico.
Porém, hoje em dia existem meios mais simples que não exigem que você vá pessoalmente até o local. É o caso dos serviços bancários online (também chamados de internet banking) e aplicativos de bancos, por exemplo.
Para realizar o processo de transferência, são exigidos alguns dados básicos de quem irá receber o valor. Dependendo da opção escolhida, é possível que você precise saber o nome, o número da conta, o número da agência, o código do banco ou a chave Pix – pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves para cada conta, enquanto pessoas jurídicas podem chegar a 20.
“Mas como assim opções?”, você pode se perguntar. Bom, existem diferentes tipos de transferência bancária, e cada uma delas possui características próprias. Se você ainda não entendeu, não se preocupe, pois a seguir vamos conhecer quais são as principais.
Tipos de transferência bancária
Como visto, existem transferências bancárias presenciais ou online. Além disso, há outras modalidades, como a programada, a internacional e a entre contas de mesmo titular (caso você tenha conta em mais de um banco).
Mas não é sobre esses métodos que vamos falar. Abaixo, você verá algumas das formas de se realizar transferências, independentemente de seu objetivo.
Transferência por TED
TED é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível. Cada instituição bancária cobra uma tarifa para realizar esse tipo de transferência, e o valor pode variar de acordo com a origem (agência, telefone, aplicativo etc.). Não há limite máximo de transferência de TED.
Transferência por DOC
DOC é a sigla para Documento de Ordem de Crédito. Esse tipo de transferência possui um limite máximo de R$ 4.999,99 por transação.
Transferência por Pix
Pix é um método que realiza pagamentos instantâneos, sendo o mais rápido entre os tipos de transferência. Ele funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e é gratuito.
Para transferir dinheiro pelo Pix, é necessária apenas a chave pix do beneficiário, representada por um número aleatório gerado pelo sistema (chave aleatória), ou pelo email, CPF ou número do celular.
Em 2023, houve mudanças nas regras da transferência por Pix. A partir de janeiro deste ano, é possível transferir qualquer valor, desde que esteja dentro do limite total definido pelo próprio utilizador.
O limite noturno, entre oito da noite (20:00) e seis da manhã (06:00), anteriormente limitado a R$ 1000,00, passou a ser de escolha do cliente.
Porém, é preciso frisar que os bancos não são obrigados a oferecer essa opção, então cada banco pode adotar uma política diferente.
Diferenças entre TED, DOC e Pix
Quais os dias e horários para realizar transferências?
TED: Dias úteis entre 07:30 e 17:00
DOC: Dias úteis entre 07:30 e 17:00
PIX: Todos os dias em qualquer horário
Quando o pagamento cai na conta?
TED: No mesmo dia (caso a transferência seja realizada depois das 17:00, o pagamento cai no dia seguinte)
DOC: No dia seguinte (caso a transferência seja realizada depois das 22:00, o pagamento cai um dia depois do seguinte)
PIX: No mesmo instante
Quanto é cobrado pela transferência?
TED: Entre 2 e 20 reais (mas pode chegar a 90 reais). Existem bancos que possibilitam ao cliente fazer um número limitado de transferências deste tipo sem cobrar taxa
DOC: De 8 a 22 reais (mas existem bancos que possibilitam ao cliente fazer algumas transferências deste tipo sem cobrar taxa)
PIX: No geral, gratuito.
Você sabia que é possível facilitar a sua rotina ao realizar suas transferências com banQi? Se você se interessou em saber como, é só clicar aqui e ler um artigo completinho sobre o tema.
compartilhe
Posts relacionados
O que são as chaves PIX?
02/10/2020
Você já está por dentro do PIX? Este novo sistema de pagamentos promete facilitar a sua vida ...
Conta digital ou conta física: afinal, qual é a melhor?
17/07/2023
Fizemos uma lista para te ajudar a comparar os dois tipos de contas. Confira!
Ep. 5 | Gestão para empresas (IR, Nota fiscal e Gestão de Estoque)
04/07/2022
Vamos entender melhor sobre Imposto de renda de um MEI!
Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.
Sua conta digital
Simples, sem burocracia e gratuita.
Seu cartão banQi
Tudo sobre o cartão pré-pago banQi físico e virtual.
Seu Carnê Casas Bahia
Como consultar e pagar o seu carnê.
Educação financeira
O que você realmente precisa saber sobre finanças de forma rápida e fácil.
Invista no seu negócio
Dicas do banQi pra você que tem uma empresa ou trabalha por conta própria.
Na boca do povo
O banQi por quem já usa diariamente.
Fresquinhas
As últimas novidades pra você e seu dinheiro.