1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Como fazer transferência pelo Pix?

Como fazer transferência pelo Pix?

por banQi | data de publicação: 15/08/2023 | Sua conta digital , Educação financeira

Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil, o Pix é uma alternativa rápida, simples, segura e gratuita para fazer transações financeiras. 

Outra vantagem desse sistema de pagamentos é a possibilidade de realizar transferências em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo em feriados. 

E tem mais: o pagamento é instantâneo, e o recibo sai na hora, podendo ser guardado ou compartilhado. E quem recebe, também é notificado.

Se você ainda não usa, nesse texto vamos ensinar os primeiros passos para começar a se beneficiar do Pix. 

Como usar o Pix pela primeira vez?

Para usar o Pix, você tem que ter uma conta no banco e uma chave Pix.

Chave Pix é uma identificação única e exclusiva que permite a realização de transferências financeiras através do sistema Pix. 

Você pode criar a sua nos canais de autoatendimento do seu banco. Basta acessar sua conta, procurar por uma opção de pagamento ou transferência no menu principal e selecionar a opção “criar uma nova chave Pix”.

Você deverá escolher o tipo de chave que deseja criar. 

Quais são as chaves do Pix?

Existem 5 opções de chaves Pix:

1. Chave Pix CPF

É vinculada a um CPF, permitindo a realização de transferências entre pessoas físicas. A vantagem é que apenas o dono do CPF consegue cadastrá-lo como chave.

2. Chave Pix Celular

É vinculada a um telefone celular, sendo necessário receber um SMS para confirmar o número.

3. Chave Pix CNPJ

É vinculada a um CNPJ, permitindo a realização de transferências para pessoas jurídicas (empresas). Assim como acontece com o CPF, apenas o dono do CNPJ consegue cadastrá-lo como chave.

4. Chave Pix aleatória

É gerada automaticamente pelo sistema do Banco Central como uma combinação de 32 caracteres, contendo números e letras aleatórias. Essa modalidade tem a vantagem de evitar que você compartilhe seus dados pessoais com desconhecidos, mas é mais difícil de ser memorizada.

5. Chave Pix email

É vinculada a um email pessoal ou profissional. Se quiser, você pode criar um email apenas para ser sua chave Pix. O ideal é que ele seja simples, para evitar dificuldade ou possíveis erros na hora de informar para outra pessoa. 

Depois que você escolher a chave Pix que melhor te atende, preencha as informações e confirme a criação. Geralmente, o banco enviará uma mensagem com um código de confirmação. 

Lembre-se de anotar sua chave Pix, ela será necessária para fazer transações com o Pix. Cada pessoa pode criar até cinco chaves Pix. Empresas podem ter até 20.

Como funciona o Pix para transferência?

Para realizar uma transferência pelo Pix, você deve primeiro acessar sua conta bancária.

Pode ser pelo aplicativo do seu banco no celular (você pode baixá-lo na App Store ou Google Play Store), pelo internet banking (que é o site do seu banco) ou pelo caixa de autoatendimento, também conhecido como caixa-eletrônico. Vá até a opção de transferências ou pagamentos e escolha a opção Pix. 

Em seguida, você deve informar a chave Pix do destinatário (CPF, email, telefone ou chave aleatória) e o valor que será transferido. Lembre-se de confirmar se as informações estão corretas porque não é possível cancelar uma transferência Pix após ela ter sido feita. 

Se estiver tudo certo, autorize a transferência usando sua senha, biometria ou outra forma de autenticação, como você já costuma fazer. Você receberá uma confirmação da transação no aplicativo do seu banco.

O processo é rápido e seguro. Além disso, as transferências via Pix entre pessoas físicas não possuem taxas. Já as taxas para CNPJ variam de acordo com o banco.

Agora que você já aprendeu como fazer transferência, veja o que mais você pode fazer com o PIX.  

compartilhe

Posts relacionados

Quem pode ter crediário? Saiba o que fazer para ser aprovado

Quem pode ter crediário? Saiba o que fazer para ser aprovado

Modalidade de pagamento parcelado é tradicional e bom caminho para pessoas que ainda não tem ...

Veja dicas para diminuir gastos com alimentação sem deixar de comer bem

Veja dicas para diminuir gastos com alimentação sem deixar de comer bem

13/09/2023

Existem alternativas pra driblar aquela conta alta no supermercado e dar um alívio no orçamen ...

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.