1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Saia das dívidas
  6. >
  7. Educação financeira
  8. >
  9. Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena ou não?

Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena ou não?

por banQi | data de publicação: 31/07/2022 | Saia das dívidas , Educação financeira

Se tem uma coisa certa no Brasil, é que poucos têm o privilégio de viver fora do vermelho. Ainda mais com a grana curta e muita conta pra pagar. Aí, não tem jeito! A situação aperta e é preciso buscar saídas pra ficar em dia. O empréstimo para quitar dívidas é uma delas, desde que seja bem usado.

E num país em que 28% das famílias tinham contas atrasadas em maio de 2022  — segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor —, não dá pra vacilar. Então, se for pegar dinheiro emprestado pra pagar dívida, a gente te ajuda a saber se vale a pena. Só vem!

Quando o empréstimo pra quitar dívidas é um bom negócio?

A resposta é simples: sempre que o valor do novo débito couber no bolso e for menor do que o do antigo. Pois de nada adianta fazer um empréstimo para quitar dívidas e ter que gastar mais no final, criando uma bola de neve. 

Mas é só isso? Claro que não! Existem outros fatores a se considerar antes de tomar essa decisão e você vai conhecer eles aqui. 

Nome sujo (negativado)

Estar com o nome sujo no Brasil não é exclusividade. Em abril de 2022, de acordo com a Serasa, 66 milhões de pessoas no país viviam negativadas. Ou seja, com acesso limitado a serviços de crédito.

Se você tá entre essa galera, ou próximo disso, pegar um empréstimo para quitar as dívidas pode ser uma boa. A ideia é negociar todos os débitos e pagar os valores à vista pra aproveitar descontos.

Assim, além do seu nome ficar longe da lista de inadimplentes, você concentra a dívida num lugar só, com uma taxa de juros única e provavelmente mais baixa.   

Juros do empréstimo menor do que o da dívida

A regra é clara: se o juros do novo débito for menor do que o do anterior, o empréstimo para quitar dívida vale a pena. Por exemplo: o cartão de crédito tem um juros anual de até 350% ao ano, enquanto o Empréstimo Pessoal do banQi é de até 11%.

Saiba mais sobre o empréstimo pessoal no banQi

Em outras palavras, trocar uma dívida pela outra gera uma bela economia. A dica é ver quais empréstimos estão disponíveis pra você e escolher o que tem o menor Custo Efetivo Total (CET) — que é o valor final do empréstimo com todas as taxas embutidas, inclusive o juros.

Urgência da dívida

Ficar endividado causa perda de sono, ansiedade e outros sentimentos negativos. É o que afirma uma pesquisa do SPC e da Conferência Nacional de Dirigentes Lojistas. 

Por isso, se você tem uma dívida urgente mexendo com a sua cabeça, como contas de água e luz acumuladas, pegar um empréstimo para sair do vermelho pode ser a solução. 

Mas não faça nada por impulso. O importante é manter a calma e aproveitar as melhores condições para resolver o problema e ficar com a consciência tranquila.

Menor tempo pra pagar a dívida

 O empréstimo pra quitar dívida também vale a pena quando reduz o tempo de endividamento. Se você tem um débito parcelado em 32 vezes, por exemplo, pode pegar uma grana emprestada em menos parcelas, pagar a dívida antiga à vista e a nova num prazo menor. 

Mas se liga: as novas parcelas devem caber no seu bolso e não comprometer mais que 30% do seu orçamento mensal. Desse jeito, você fica mais perto de conseguir pagar tudo sem passar sufoco.      

O que evitar ao pegar empréstimo pra quitar dívidas

Nem tudo são flores na hora de pegar um empréstimo pra quitar dívidas. Fraudes, falta de planejamento financeiro e juros abusivos são alguns dos problemas mais comuns. Mas tem como evitar isso e a gente te dá uma força.

Instituições financeiras e pessoas duvidosas

Não caia no conto do vigário. Apesar de existirem muitos negócios que oferecem empréstimos, é preciso filtrar quais são realmente confiáveis. Por isso, opte por instituições regulamentadas pelo Banco Central (BC).

Agiotas, ofertas muito atrativas, empresas que pedem qualquer tipo de depósito adiantado e não realizam checagem de crédito são sempre furadas e podem te causar muitos prejuízos.

Taxas de juros abusivas

Atire a primeira pedra quem nunca fez besteira ao precisar de grana. O desespero bate, as contas acumulam e a gente pega a primeira solução que aparece. Mas é justamente aí que mora o perigo.

Não adianta conseguir um empréstimo para quitar dívidas só porque o valor é bom, ou a liberação é rápida, se os juros forem super altos. O melhor caminho é simular a operação e ver se a taxa acompanha a média mensal estabelecida pelo BC. Se estiver acima, fuja.

Não considerar outros caminhos

Por mais que o empréstimo para quitar dívidas seja bacana, nem sempre ele é necessário. Às vezes, colocar os pés no chão, apertar o cinto e reorganizar o orçamento basta. Com menos gastos, sobra mais grana no final do mês e pode ser possível pagar tudo sem precisar pegar crédito. 

Curtiu o texto? Bora ficar no azul e conta com a gente pro que precisar: seja uma graninha emprestada ou mais dicas sobre esse e outros assuntos!

compartilhe

Posts relacionados

Qual a melhor opção entre empréstimo pessoal e consignado? Saiba escolher!

Qual a melhor opção entre empréstimo pessoal e consignado? Saiba escolher!

Entenda ponto a ponto cada uma dessas modalidades de empréstimo

Afinal, como guardar dinheiro ganhando pouco?

Afinal, como guardar dinheiro ganhando pouco?

Não tá fácil, mas temos algumas dicas que podem ajudar você a dormir mais tranquilo

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer

11/09/2023

Calma, que existe solução pra tudo! Aqui trazemos 5 dicas para te ajudar na hora do aperto

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.