1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Afinal, como guardar dinheiro ganhando pouco?

Afinal, como guardar dinheiro ganhando pouco?

A gente sabe que as coisas estão apertadas, mas aqui, no blog do Banqi, vamos te ajudar a poupar uma grana. Você vai ver neste artigo algumas dicas básicas, desde como economizar no supermercado até saber como usar aplicativos em seu celular para organizar seu orçamento. 

Afinal de contas, cada centavo conta na hora que a palavra “economia” aparece. Bora aprender a como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco?

5 dicas de como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco

Guardar dinheiro quando se ganha pouco pode ser um desafio, mas com disciplina, planejamento e algumas estratégias, é possível economizar e construir uma boa reserva financeira! Bora ver algumas dicas que podem ajudar nesse processo?

1. Faça uma lista de gastos do mês

Fazer uma lista com seus gastos é uma estratégia eficaz para economizar dinheiro e ter um controle mais preciso das suas despesas.

Ao fazer isso, você tem uma visão detalhada das suas despesas. Isso torna você mais consciente sobre para onde vai seu dinheiro no mês, o que também ajuda a ver onde é possível dar aquela cortada nos gastos.

Ter uma lista de gastos regulares também ajuda você a se planejar financeiramente. Isso permite que você distribua sua renda de forma mais equilibrada, garantindo que você tenha dinheiro suficiente para cobrir esses gastos sem se endividar.

Ao revisar sua lista, é possível identificar oportunidades para economizar. Por exemplo, você pode encontrar serviços que não utiliza com frequência e cancelar. Além disso, pode comparar preços e buscar alternativas mais baratas, como na hora de ir ao supermercado.

2. Tente quitar suas dívidas

Quando se ganha pouco, quitar dívidas pode parecer uma tarefa difícil, mas vai te ajudar muito a poupar. Comece identificando aquelas com taxas de juros mais altas e tente pagar essas primeiro. Pode ser a dívida do cartão de crédito ou do empréstimo pessoal. Ao focar nisso, você vai evitar que os juros acumulados consumam uma parte da sua renda mensal.

Uma dica é tentar negociar com os credores. Entre em contato com eles, explique sua situação financeira e demonstre sua vontade de pagar o que deve. Muitas vezes, eles estão dispostos a renegociar os termos da dívida, oferecendo planos de pagamento mais flexíveis ou reduzindo as taxas de juros.

Sem dívidas, vai sobrar mais dinheiro para você começar a fazer sua reserva financeira. 

3. Escolha um valor para guardar todo mês

Escolher um valor para guardar todo mês é uma estratégia importante para economizar dinheiro e construir uma reserva financeira ao longo do tempo. É como definir uma meta, um objetivo.

Antes de decidir o valor que você pode guardar mensalmente, é fundamental ver o que você ganha e com o que você tem gastado. Assim, você consegue analisar e identificar suas despesas fixas e outros gastos que acontecem de vez em quando. Isso inclui contas básicas, alimentação, transporte, lazer, entre outras.

Defina uma meta de economia que seja alcançável e realista para você. Pode ser de pouco em pouco, todo dinheiro vale.

Se possível, tente economizar como se fosse uma despesa fixa. Assim como você paga suas contas mensais, guarde um pouco para poupança logo no início do mês. Isso vai te ajudar a criar uma mentalidade de economia e a garantir que o valor seja reservado antes que você tenha a tentação de gastar.

4. Evite as compras por impulso

Compras por impulso podem ser uma armadilha para gastar dinheiro sem precisar. Antes de fazer uma compra, reflita se você realmente precisa daquele item ou se é apenas um desejo momentâneo. Espere alguns dias para considerar se ela é realmente necessária – o produto não vai fugir.

Como mencionamos acima, antes de sair para fazer compras, faça uma lista detalhada dos itens que você realmente precisa. Você deve se concentrar nas suas necessidades básicas e planejar com antecedência o que você pretende comprar. 

Por fim, antes de fazer uma compra, veja o custo-benefício do item. Ele dura bastante? Ele pode ser útil para mais de uma coisa? Pense no impacto que essa compra terá em seu orçamento a longo prazo.

5. Utilize aplicativos de gestão financeira

Use e abuse de apps de controle de orçamento. Anotar tudo o que gasta no mês permite que você tenha uma visão clara da sua situação. Ao acompanhar todas as despesas e comparar com sua renda, você poderá identificar para onde seu dinheirinho está indo.

  • Organizze (Android e iOS): o app permite registrar despesas, receitas e contas a pagar. Ele oferece recursos como divisão de gastos por tipo, além de trazer gráficos de acompanhamento (para você saber se está conseguindo reduzir as despesas ou não), lembretes de pagamentos e sincronização com contas bancárias.
  • Mobills (Android e iOS): permite criar orçamentos, acompanhar despesas, definir metas financeiras, gerar relatórios detalhados e sincronizar informações em diferentes dispositivos.
  • Minhas Economias (Android e iOS): é um aplicativo versátil que oferece recursos de controle financeiro, orçamento, planejamento de metas e acompanhamento de investimentos. Ele também possui recursos para auxiliar na organização financeira de casais e famílias.

Vamos continuar lendo sobre economizar? Veja 7 livros sobre educação financeira para você virar o jogo!

compartilhe

Posts relacionados

Dicas de como fazer compras com limite baixo no cartão de crédito

Dicas de como fazer compras com limite baixo no cartão de crédito

26/06/2023

Saiba como planejar as compras sem estourar o cartão e o seu orçamento

O que é cheque nominal, como depositar e endossar essa forma de pagamento

O que é cheque nominal, como depositar e endossar essa forma de pagamento

Você sabia que o cheque ainda é usado? Veja as vantagens, desvantagens e cuidados

4 maneiras inteligentes de utilizar crédito

4 maneiras inteligentes de utilizar crédito

O banQi reuniu dicas pra você contratar crédito pessoal sem medo

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.