1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Cheque preenchido: veja um exemplo em 6 passos para facilitar a sua vida

Cheque preenchido: veja um exemplo em 6 passos para facilitar a sua vida

por banQi | data de publicação: 15/09/2023 | Educação financeira

Saber como deixar um cheque preenchido corretamente é importante para evitar problemas financeiros, tanto para quem dá quanto para quem o recebe. Por mais que esse recurso esteja cada vez menos em uso com a chegada das contas digitais, entender o preenchimento pode ser útil.

É possível pedir um talão de cheque para o banco e, com isso, ter mais um recurso de pagamento disponível. Só que é importante entender o que fazer para que ele seja preenchido do jeito certo. 

Em caso de erros, o documento pode não ser aceito, o que traz problemas para quem quer o pagamento. Além disso, sem os cuidados de segurança necessários, o cheque pode ser uma porta de entrada para os fraudadores pegarem o seu dinheiro!

Por isso, conheça a forma correta de preencher cheques, o passo a passo para o preenchimento e os cuidados de segurança ao usar esse documento.

Exemplo de como preencher cheque corretamente em 6 passos

O preenchimento não é difícil e você consegue deixar esse documento mais seguro. Assim, evita-se problemas como a recusa do banco em aceitar o cheque e, principalmente, fraudes que podem trazer prejuízos financeiros.

Para que um cheque seja preenchido do jeito certo, é preciso usar caneta azul ou preta e evitar rasuras. Depois, o passo a passo é simples:

  1. No canto superior direito, escreva, de forma legível, o valor do cheque. Esse campo não deve estar em branco e nem conter espaços, por isso é bom inserir o símbolo # antes e depois do valor;
  2. Escreva o valor do cheque por extenso, entre parênteses, e faça uma linha nos espaços vazios antes e depois do texto escrito;
  3. Na linha que começa com a letra “a”, escreva o nome da pessoa ou da empresa que vai receber o cheque;
  4. No campo de local e data, escreva a cidade em que você está e o dia, mês e ano de preenchimento do documento;
  5. Na parte inferior, deixe a sua assinatura. Ela precisa ser igual ao dos seus documentos, como o RG, para ser reconhecida pelo banco;
  6. Insira o símbolo de cheque cruzado, que é formado por dois traços paralelos na parte de cima do documento. Com isso, o pagamento será feito via depósito em conta bancária 1 dia útil depois da solicitação.

Dicas de seguranças ao preencher cheques

Existem medidas de segurança que ajudam a evitar problemas com o preenchimento de um cheque. Essas ações são importantes tanto para garantir a compensação quanto para não sofrer prejuízos com pessoas mal intencionadas. Confira algumas dicas:

  • Sempre escreva com caneta azul ou preta e sem rasuras;
  • Não deixe espaços no campo de valor e nem na área em que se escreve o valor por extenso;
  • De jeito nenhum utilize cheque em branco e não dê o talão para terceiros;
  • Sempre indique quem é o beneficiário do cheque, ou seja, a pessoa ou empresa que irá receber o pagamento com o documento;
  • Tenha atenção ao preencher o local e a data, obedecendo ao padrão “cidade, dia, mês e ano”;
  • Sempre assine o documento com a mesma assinatura que consta no seu cadastro no banco e em documentos pessoais, como o RG;
  • Faça o cruzamento do cheque, assim apenas a pessoa indicada no documento é que poderá receber o valor, via depósito em conta;
  • Ao inserir símbolos, evite colocá-los de forma a impedir ou confundir a leitura das demais informações do cheque, como valores e nomes.

Você não precisa apenas de um cheque para realizar pagamentos. Hoje em dia, é possível usar uma série de outros recursos que são oferecidos pelas contas digitais. Conheça as vantagens desse tipo de conta!

compartilhe

Posts relacionados

Como economizar ganhando pouco: dicas essenciais

Como economizar ganhando pouco: dicas essenciais

Economizar ganhando pouco é fundamental para conseguir uma vida financeira mais confortável.

Por que o Pix é uma boa opção para você?

Por que o Pix é uma boa opção para você?

Entenda porque o Pix, além de ser rápido, seguro e barato, também é uma ótima ferramenta p ...

Ep. 7 | Cultura e fidelização do cliente

Ep. 7 | Cultura e fidelização do cliente

Empresa formalizada, contas feitas, mas e o cliente?

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.