1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Seu Carnê Casas Bahia
  6. >
  7. Crediário: mitos x verdades. Tudo o que você precisa saber!

Crediário: mitos x verdades. Tudo o que você precisa saber!

por banQi | data de publicação: 30/06/2023 | Seu Carnê Casas Bahia

O crediário é uma das formas mais antigas de conseguir crédito para a compra de um bem, como um eletrodoméstico, por exemplo.

O crediário é isto: o cliente sai de uma loja com um carnê, sabendo o quanto irá pagar e a data de vencimento de cada prestação. As parcelas são fixas, mas geralmente têm acréscimo de juros.

Com a popularização do cartão de crédito, o crediário perdeu força nos últimos 20 anos. Mas, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil mostra que 3 em cada 10 brasileiros ainda utilizam o crediário no país.

Neste texto iremos mostrar 10 mitos ou verdades sobre o crediário, uma importante forma de pagamento, principalmente para quem não possui cartão de crédito ou tem limite muito baixo para uma determinada compra. Então, continue com a gente!

Conheça os 10 mitos ou verdades do crediário:

1. O crediário é o mesmo que comprar fiado - Mito

A dúvida é recorrente, mas é o crediário é um financiamento aberto ao consumidor para o pagamento de bens no comércio. Diferente do fiado, no qual o acordo de pagamento acontece apenas verbalmente (combinado na palavra), no crediário há uma análise de crédito antes da liberação e da assinatura de um contrato.

Mesmo que o consumidor saia da loja com o bem para pagar depois, ele deverá quitar as parcelas nas datas de vencimento do carnê. Caso não pague poderá ter a dívida inscrita nos órgãos de proteção ao crédito e ficar com o nome negativado.

2. O crediário não cobra juros - Mito

O crediário cobra juros, sim. Embora sejam menores que as taxas cobradas mensalmente pelo cartão de crédito no rotativo, o crediário possui taxas que variam de loja para loja.

No entanto, na hora de fechar o crediário, o consumidor pode negociar os juros com a empresa, principalmente se tiver um bom histórico de pagamento e não possuir restrições em seu CPF (nome “sujo”).

Os juros cobrados já são embutidos nas parcelas do crediário e o cliente sai da loja sabendo os valores finais de cada prestação.

3. O crediário é o mesmo que boleto - Mito

O carnê do crediário e o boleto possuem um formato parecido, mas na prática os dois são diferentes. O boleto é um título de cobrança muito utilizado em compras realizadas em sites, na internet, ou para pagamento de tributos.

A principal diferença é que o boleto não gera uma dívida longa, ou seja, normalmente se refere a uma única parcela. Já o carnê do crediário se trata de um título que comprova a compra ou prestação de serviço a ser pago a longo prazo (em várias parcelas). 

4. Não posso pagar o crediário com boleto - Mito

Pode sim, desde que a empresa que libera o crediário tenha essa opção de pagamento. A forma mais comum é o carnê, como dissemos acima. Mas algumas lojas permitem a impressão de boletos todos os meses.

5. É necessário abrir uma conta bancária - Mito

Para pedir crediário em uma loja não é preciso ter conta em banco. Basta apenas o cliente apresentar algum documento pessoal, como RG ou CPF, e comprovantes de residência e de renda.

6. É possível abrir crediário com o nome sujo - Verdade

Mesmo com o nome negativado é possível que uma pessoa consiga a aprovação do crediário em uma loja. É mais difícil, mas é possível. Assim como qualquer tipo de crédito, o cliente passará por uma análise financeira, na qual as empresas vão ver se o consumidor possui alguma negociação ou dívida em aberto, consultar seu histórico de bom pagador, entre outros critérios.

Cada loja tem sua política para negativados, e o consumidor precisa saber em qual estabelecimento terá mais chances de obter o parcelamento com o crediário. 

7. O crediário oferece um parcelamento maior - Verdade

Sim, é verdade. Normalmente, o parcelamento do crediário é maior do que o oferecido pelo cartão de crédito. Nos contratos firmados diretamente com as lojas é possível dividir o pagamento de um bem em 48 vezes, por exemplo.

Mas é preciso lembrar que quanto maior o número de parcelas, mais juros e encargos você terá de pagar até a quitação do carnê.

8. O crediário pode ser aberto por menores de 18 anos - Verdade

Sim, pode, mas é preciso prestar atenção em alguns pontos. A lei do nosso país considera a pessoa menor de 16 anos incapaz de exercer qualquer atividade civil, como assinar contratos, por exemplo.

Quando a pessoa possui 16 anos completos pode pedir crediário desde que esteja acompanhada pelos pais ou responsáveis no momento da compra. Isso será necessário mesmo que o menor trabalhe e tenha como comprovar algum tipo de renda.

9. Posso ter vários crediários na mesma loja - Verdade

Se o cliente pagar as prestações em dia a loja pode, sim, liberar outros crediários mesmo que ainda esteja com algum em aberto. Uma dica: evite comprometer mais de 30% do seu salário com crediários, porque isso pode levar ao atraso nos pagamentos das prestações.

10. Existe limite pré-definido no crediário - Verdade

Sim, existe! As lojas avaliam a liberação do crediário em cima dos valores dos produtos que o cliente deseja comprar e também de acordo com o seu perfil financeiro e histórico de pagamento. Pode ser que você queira levar uma televisão que custa R$ 5.000, mas a loja só aprova o crediário até R$ 4.000.

Neste caso, ou o cliente realiza a troca desse produto por outro de menor valor, ou desiste da compra.

Se você se interessou pelo assunto, neste outro texto é possível saber como ser aprovado em um crediário.

compartilhe

Posts relacionados

É preciso ter o nome limpo para fazer um crediário?

É preciso ter o nome limpo para fazer um crediário?

Não ter restrições ajuda na hora de pedir crédito, mas nem tudo está perdido se seu nome e ...

Veja dicas de especialistas para conseguir pagar seu carnê em dia

Veja dicas de especialistas para conseguir pagar seu carnê em dia

Muitas parcelas e contas, diferentes datas de vencimento; saiba como se organizar

Crediário: entenda o que é e como funciona

Crediário: entenda o que é e como funciona

Vamos explicar tudo sobre essa forma de pagamento e mostrar como você consegue fazer uso dela

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.