1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Conheça os principais tipos de conta bancária

Conheça os principais tipos de conta bancária

por banQi | data de publicação: 20/10/2021 | data de modificação: 20/10/2021 | Sua conta digital , Educação financeira

Quando precisamos abrir uma conta num banco, vem aquela dúvida: conta salário, conta poupança ou conta corrente? E a conta conjunta? Com ou sem cartão de crédito? Nessa decisão são os detalhes que fazem a diferença e estamos aqui para te explicar tudinho sobre cada conta e como saber qual é a ideal para você!

O que é uma conta corrente?

A conta corrente é aquela que permite usar o seu dinheiro através do seu cartão de débito ou aplicativo. Com ela, você pode fazer: 

  • Compras no débito
  • Saques nos caixas eletrônicos
  • Transferências (TED, DOC e PIX)
  • Depósitos
  • Pagamento de contas
  • Acesso a talões de cheques
  • Investimentos
  • Entre outras coisas

A quantidade de movimentações que o cliente pode fazer sem custo adicional variade acordo com o pacote e o banco que você escolher. Por exemplo, se durante a abertura da sua conta corrente, você escolheu o pacote mais básico, você provavelmente vai poder fazer 3 saques no mês e, se passar disso, pagará um custo adicional para cada saque. Se escolher um pacote que possui uma anuidade um pouco maior, poderá fazer até 5 saques, por exemplo. Isso varia muito de banco para banco. Uma opção para não ter que lidar com isso são as contas digitais. como o banQi que te permitem fazer suas transações sem custo e sem letras miúdas. Então, na hora de abrir sua conta, é essencial entender a sua necessidade. 

Com cartão de crédito?

Durante a abertura de uma conta corrente, pode ser que te ofereçam um cartão de crédito. Eles permitem que você faça suas compras hoje, mesmo não tendo dinheiro na conta, e pague só no outro mês quando fechar a fatura. Caso não aceite, terá apenas direito ao cartão de débito, que está atrelado à sua conta corrente. 

Se precisar de um cartão de crédito para fazer compras online ou assinaturas de streaming, você tem a opção de adquirir um cartão pré-pago. Nesta opção, você primeiro deposita dinheiro na conta e assim poderá utilizar o cartão na função crédito. O banQi é uma ótima opção para isso, pois além disso tudo, não há cobrança de taxas e juros. 

E a conta salário?

A conta salário é diferente da conta corrente quando olhamos para a finalidade da conta. Este tipo de conta é específico para o pagamento de salário, pensão, aposentadoria, 13º salário e abonos. O Banco Central, órgão regulador de todos os bancos, proíbe o recebimento de outros tipos de ganho nessa conta e o pagamento de contas, mas por outro lado, não há a cobrança de taxas. Para utilizar o dinheiro que está na conta salário, você tems duas opções: saque com o cartão em um caixa eletrônico ou através da transferência eletrônica para uma conta corrente. 

Outro ponto diferente é quem faz a abertura de conta e titularidade: a conta salário é aberta pela empresa e pode ter apenas uma titularidade, já a conta corrente é o próprio cliente quem abre e também pode haver mais de um titular.

Sobre a conta poupança:

A conta poupança (também chamada de caderneta de poupança) é uma conta de uso simples com o objetivo de ter uma reserva econômica. Quando você tem um sonho em mente e quer economizar, colocando dinheiro em uma conta, esta pode ser a opção para você, pois é isenta de Imposto de Renda, tarifas, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), tem liquidez imediata (ou seja, quando você precisar retirar o dinheiro, você o terá no momento que fizer o pedido) e ainda rende mensalmente um dinheirinho em cima do valor guardado. Mas fique ligado!, Só é possível receber esses rendimentos se o dinheiro permanecer na conta por, no mínimo, 30 dias. A data limite é conhecida como data de aniversário. 

A diferença da conta poupança e a conta corrente é que os serviços disponíveis são um pouco mais limitados, então a parte de investimentos, cheques, crédito e outros  não estão disponíveis para quem tem só a conta poupança. 

E por último, a conta conjunta:

A conta conjunta é uma conta (poupança ou corrente) que duas ou mais pessoas dividem a mesma conta bancária, ou seja existe duas ou mais titularidades, sendo cônjuges, pais e filhos, sócios e até outros tipos de relacionamento, desde que as pessoas tenham mais de 18 anos. 

Normalmente, este tipo de conta é aberta pelo casal que quer gerenciar o orçamento familiar em um só lugar, os filhos que querem ajudar os pais a controlar as finanças e sócios que precisam tocar a empresa. É necessário escolher bem quem serão os titulares, pois uma relação sem confiança pode causar muito estresse, uma vez que o dinheiro lá dentro, perante a lei, pertence a todos os titulares. Então, se alguém fizer algo que os outros não concordem, não terá muito o que se fazer. 

Para abrir uma conta conjunta, é necessário levar os documentos dos titulares, todos precisam assinar os papéis para a abertura e também escolher qual vai ser o tipo da conta conjunta: 

  1. Conta conjunta solidária: é a conta que qualquer titular pode fazer movimentações financeiras de forma independente. Normalmente escolhida pelos casais, pais e filhos.
  2. Conta conjunta simples (ou não solidária): é necessário a assinatura de cada titular para fazer movimentações. Geralmente é a opção quando a relação é entre sócios. 

Como saber qual é o tipo de conta pra mim?

Para saber a resposta, pergunte-se antes: no meu dia a dia, do que eu preciso e qual é o meu objetivo? Entenda que se você quiser apenas receber seu salário e sacar para usar dinheiro em espécie, a melhor opção é ter apenas uma conta salário, mas se deseja fazer algumas movimentações e não pagar taxas, a conta poupança pode ser sua aliada. Já quem prefere um pacote completo de serviços sem se importar em pagar taxas e anuidades, pode optar pela conta corrente. Fique sempre atento às taxas de cada banco e lembre-se: aqui no banQi você possui todos os serviços que precisa sem taxas e pode resolver tudo sem precisar sair de casa.

Quer saber um pouco mais sobre contas digitais? Dá uma olhadinha nesse post que fizemos para você. É só clicar aqui!

compartilhe

Posts relacionados

Como funciona o Auxílio Emergencial?

Como funciona o Auxílio Emergencial?

Saiba como o Auxílio Emergencial funciona e como você pode recebê-lo pelo banQi.

4 dicas para passar a Páscoa sem pesar no bolso

4 dicas para passar a Páscoa sem pesar no bolso

Confira 4 dicas para curtir a Páscoa em casa e sem gastar muito.

Como e por que o banQi promove a inclusão financeira

Como e por que o banQi promove a inclusão financeira

Inclusão financeira sem a burocracia das instituições financeiras tradicionais.

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.