1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Seu cartão banQi
  6. >
  7. Como evitar dívidas com o cartão de crédito?

Como evitar dívidas com o cartão de crédito?

por banQi | data de publicação: 11/09/2023 | Seu cartão banQi , Saia das dívidas

Ter uma dívida com o cartão de crédito pode ser um grande problema financeiro, já que não pagar a fatura pode gerar mais custos para o seu bolso, como juros e multas por atraso no pagamento.

Mas não se preocupe: é possível colocar em prática algumas atitudes que ajudam a manter o controle financeiro e, assim, evitar dívidas com o cartão. Isso quer dizer que você continua usando esse recurso, mas de forma controlada e sem endividar.

O cartão de crédito pode ser um aliado que deixa a realização de objetivos mais próxima, só que é importante entender como não usar essa opção de maneira descontrolada. Confira o que fazer para passar longe das dívidas no crédito!

Dicas para evitar dívidas com o cartão de crédito

Evitar o endividamento com o cartão não significa parar de usá-lo, já que ele pode fazer a diferença no orçamento doméstico. Mesmo assim, existem várias coisas que devem ser feitas para fugir das dívidas. Confira as principais. 

1. Tome cuidado com fraudes e golpes

Tem muito golpe na praça e as fraudes podem fazer alguém se endividar com o cartão de crédito. Por isso, todo cuidado é pouco e ficar sempre atento sobre o uso desse recurso financeiro ajuda a evitar problemas.

Existem golpistas que usam Engenharia Social para cometer crimes e, assim, usar o cartão das vítimas sem permissão nem controle, o que deixa um rombo no orçamento de quem caiu no golpe.

Por isso, evite deixar o seu cartão na mão de outras pessoas e sempre suspeite de ligações ou mensagens que peçam dados do seu cartão de crédito. Nunca passe senhas e, diante de qualquer suspeita, é importante bloquear o cartão na mesma hora.

2. Verifique a sua conta com frequência

Dar uma olhadinha na sua conta bancária, extrato de transações, saldo e compras feitas com o cartão de crédito é outra maneira de evitar que dívidas se acumulem. Esse acompanhamento faz com que você saiba tudo o que acontece na sua vida financeira.

Se perceber que tem gastos demais com o cartão, é hora de repensar hábitos, já que eles podem estourar o valor da fatura. Além disso, ao verificar sua conta com frequência, é possível notar transações suspeitas que podem ser indício de um golpe.

3. Faça um planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro ajuda a organizar as finanças e não cair em dívidas com o cartão de crédito. Essa organização precisa mostrar:

  • Quanto você ganha no mês, ou seja, os seus ganhos;
  • As suas despesas, que são o quanto você gasta nesse mesmo tempo;
  • Quais são as fontes dos seus ganhos (salário, por exemplo) e dos gastos (aluguel, contas de água e luz, supermercado, fatura do cartão de crédito etc.).

Se o planejamento financeiro mostrar que você está gastando mais do que ganha, é hora de agir e evitar dívidas. Se o cartão de crédito for o vilão da história, é bom começar a cortar o uso desse meio de pagamento e, assim, diminuir parte das despesas domésticas.

4. Estabeleça um limite de gastos

Criar um limite para gastar com o cartão todo mês é uma boa saída para não ter dívidas. Assim, você consegue continuar usando o recurso para o que precisar sem se enrolar na hora de quitar a fatura.

Durante o planejamento financeiro, dá para perceber as principais fontes de gastos. Crie limites para eles e, no caso do cartão, só realize transações até o limite estabelecido. Esse valor precisa caber no orçamento e ser menor do que os seus ganhos, combinado?

5. Evite comprar por impulso

O limite de gastos precisa ser respeitado para não se tornar uma grande dívida que atrapalhe a sua vida. Por isso, é importante evitar fazer compras por impulso, pois elas podem se acumular e, quando vier a fatura, tudo será cobrado de uma vez.

Quem usa o cartão de forma impulsiva tem mais chances de estourar o limite de gastos, prejudicar o planejamento financeiro e não conseguir lidar com o valor da fatura. Por isso, tente ao máximo usar o seu cartão de forma eficiente, para transações realmente importantes.

Agora, se não teve jeito e você ficou com dívidas com o cartão de crédito, é bom pensar em outras possibilidades. Uma delas é pedir dinheiro emprestado. Saiba quando vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas!

compartilhe

Posts relacionados

Confira o que são juros rotativos e por que devemos evitá-los

Confira o que são juros rotativos e por que devemos evitá-los

11/07/2023

Entenda o que são e como calcular os juros rotativos

Cartão de crédito ou crediário: qual vale mais a pena?

Cartão de crédito ou crediário: qual vale mais a pena?

Os dois são úteis, mas saber quando usar um ou o outro pode ajudar a equilibrar seu orçament ...

Quais os benefícios de cadastrar uma chave Pix?

Quais os benefícios de cadastrar uma chave Pix?

Por que fazer o cadastro? Quantos posso fazer? Qual é a chave mais segura? Saiba tudo aqui!

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.