1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Saia das dívidas
  6. >
  7. Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?

por banQi | data de publicação: 19/06/2023 | Educação financeira , Saia das dívidas , Controle gastos

Você percebe que as dívidas atrasadas estão aumentando e que o dinheiro suado não está dando para as contas do mês. Nesse caso, qual é a opção para equilibrar o orçamento? O que fazer para não entrar no vermelho?

A primeira coisa a fazer é ter noção dos juros que está pagando nessas contas atrasadas. A partir do momento em que a pessoa atrasa o pagamento, as empresas cobram juros mensais, seja na conta de água, luz, telefone ou cartão de crédito, por exemplo.

Nesses casos, vale a pena recorrer a um empréstimo para quitar dívidas? Continue a leitura e descubra!

Afinal, vale a pena pegar um empréstimo para quitar dívidas?

Quando há várias dívidas atrasadas, com juros muito maiores do que os do empréstimo pessoal, pedir um dinheiro emprestado ao banco para pagar todas essas contas pode fazer você ganhar um respiro para se organizar melhor financeiramente, com prazos menos apertados e juros menores. Pode valer muito a pena.

No momento em que a pessoa troca várias dívidas com juros mais elevados por uma só, com uma taxa menor, a possibilidade de quitar e equilibrar o orçamento é maior.

Infográfico: empréstimo pra pagar dívidas vale a pena?

É possível pedir um empréstimo pessoal para limpar o nome? 

Não só é possível como recomendado por economistas e especialistas em saúde financeira. “Limpar o nome”, ou seja, quitar uma dívida que foi levada por uma empresa aos órgãos de proteção ao crédito, é sempre a melhor opção.

Isso porque quem está com o nome sujo acaba tendo condições piores de financiamento e empréstimo na praça, com taxas de juros maiores e parcelamentos mais limitados – ainda tem a chance de ter o crédito negado por algumas empresas.

Vale lembrar que a pessoa com o nome sujo é vista pelas instituições financeiras com grandes chances de dar um calote, ou seja, de não devolver o dinheiro emprestado. Devido a isso, como forma de compensar esses riscos, são cobrados juros mais elevados.

A partir do momento em que a pessoa retira quaisquer restrições de seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito (pagando a dívida, deixando de ser inadimplente), o score aumenta, e a ela poderá encontrar empréstimos e financiamentos com taxas menores de juros.

O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, dada às pessoas. Serve para avaliar bons e maus pagadores e leva em consideração alguns pontos, como:

  • pagamentos de contas em dia;
  • histórico de dívidas negativadas;
  • relacionamento financeiro com empresas;
  • consultas ao CPF para ofertas de crédito;
  • dados cadastrais atualizados, entre outros.

Quanto mais alto o score da pessoa, maiores são as chances de conseguir empréstimos com boas taxas e prazos melhores.

Quais são os cuidados necessários ao pegar um empréstimo para quitar dívidas?

Foto mostra mão de homem segurando boletos e olhando celular, como se estivesse fazendo contas de dívidas

Toda conta que a pessoa tem é uma dívida. No entanto, quando se deixa de pagar uma dívida, a pessoa fica inadimplente, ou seja, fica com uma conta em aberto, que já venceu e não foi paga.

A inadimplência pode ‘sujar um nome’. Como dissemos antes, a pessoa fica negativada quando uma empresa inscreve essa dívida não paga nos órgãos de proteção ao crédito. A partir do momento em que o inadimplente quita essa dívida, o nome volta a ficar limpo.

Durante a negociação para contratar um empréstimo, um dos cuidados que a pessoa deve ter é escolher um valor de prestação que caiba no seu orçamento, sem afetar as contas mensais, alimentação e acesso à saúde e educação.

Isso porque, ao longo do financiamento, um valor alto pode levar a pessoa à inadimplência.

Além do valor, a quantidade de parcelas também deve ser levada em conta. Quanto maior for o tempo, mais juros a pessoa irá pagar. Outra dica é: calcule o valor exato que precisa pedir emprestado. Não pegue mais do que necessita porque isso irá elevar o valor das parcelas.

Se você gostou deste texto, veja agora como pedir um empréstimo pessoal.

compartilhe

Posts relacionados

Ep. 5 | Juros e Negociação

Ep. 5 | Juros e Negociação

Agora que já conhecemos os tipos de crédito, vamos falar de negociação de dívidas!

Saiba quanto tempo demora para empréstimo pessoal cair na conta

Saiba quanto tempo demora para empréstimo pessoal cair na conta

Aprenda também a agilizar esse processo com as nossas dicas valiosas!

Cartão de crédito ou cheque especial: qual dos dois tem mais juros?

Cartão de crédito ou cheque especial: qual dos dois tem mais juros?

Entenda como funciona a cobrança de juros para quem usa cartão de crédito ou cheque especial

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.