1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Como pedir um empréstimo pessoal?

Como pedir um empréstimo pessoal?

por banQi | data de publicação: 07/06/2023 | Educação financeira , Saia das dívidas , Controle gastos

Se você está com as contas atrasadas, precisando de uma grana para consertar o carro, fazer uma reforma na casa ou quitar alguma dívida, o empréstimo pessoal pode ser uma boa opção.

O empréstimo pessoal é um tipo de crédito oferecido pelos bancos ou outras instituições financeiras a pessoas físicas, que podem usar o dinheiro do jeito que quiserem.

Neste texto você vai aprender o seguinte:

  • Como pedir um empréstimo pessoal?
  • Quais são os documentos necessários para empréstimo pessoal?
  • Quanto tempo leva para que o empréstimo pessoal seja aprovado?
  • Quem pode pedir um empréstimo pessoal?

Esperamos que seja útil!

Como pedir um empréstimo pessoal?

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode pedir um empréstimo pessoal para um banco ou instituição financeira. Para isso, precisa entrar em contato com as empresas. 

Hoje, existem várias maneiras de pedir um empréstimo. A pessoa pode ir a uma agência bancária, loja de alguma instituição financeira ou mesmo fazer a simulação e a própria contratação nos aplicativos dos bancos. Uma dica é pesquisar e perguntar quais são as taxas de juros cobradas.

Se você precisa pegar R$ 2.000 emprestados, deve saber que não irá pagar os mesmos R$ 2.000. Isso porque os bancos e as instituições financeiras cobram juros em todo empréstimo que fazem.

Então, o banco tem que deixar claro os valores das parcelas e quanto você terá pago ao final do seu contrato.

O ideal é procurar pelas instituições financeiras que oferecem as melhores taxas, mas fique atento para não cair em golpes! O melhor é sempre fazer as contratações pelos aplicativos, sites ou telefones oficiais dos bancos, viu?

Infográfico explica como pedir um empréstimo pessoal

Quais são os documentos necessários para empréstimo pessoal?

Em geral, os bancos e instituições financeiras pedem documentos para comprovar a sua identidade, renda e moradia. Então, você deve ter em mãos:

  • RG, CPF ou Carteira de Habilitação;
  • Comprovante de renda (por exemplo, contracheque, extratos bancários dos últimos três meses ou declaração do Imposto de Renda, se você for autônomo);
  • Comprovante de residência (que pode ser conta de água, luz, telefone, contrato de locação etc) em nome de quem irá pedir o empréstimo.

Algumas instituições pedem que você acesse o site ou o aplicativo e repasse algumas informações referentes a seu trabalho e rendimentos. Ultimamente, por questões de segurança, as empresas também podem pedir que os usuários enviem uma selfie segurando o documento de identificação. Mas não se esqueça, faça isso somente se tiver a certeza de que está realmente nos canais oficiais da instituição financeira/banco.

Com todas estas informações em mãos, essas empresas traçam um perfil e decidem pela liberação ou não do dinheiro.

Quem for correntista de algum banco pode verificar no próprio aplicativo se existe algum empréstimo pré-aprovado em sua conta. Se tiver, o processo todo fica bem mais rápido!

Quanto tempo leva para que o empréstimo pessoal seja aprovado?

O tempo para o empréstimo pessoal ser aprovado depende de cada banco. Isso porque cada instituição financeira possui processos diferentes para a análise de perfil e do crédito.

Assim que você faz o pedido do empréstimo e envia seus documentos e informações, os bancos e instituições financeiras avaliam seu perfil para decidir se é bom pagador, por exemplo, e se vale emprestar o dinheiro ou não.

A partir do momento em que o empréstimo é aprovado, normalmente o dinheiro é liberado no mesmo dia na conta que for indicada pelo cliente.

Ah, e quando você já tem um crédito pré-aprovado no seu banco, geralmente o depósito acontece na hora mesmo que você faz a contratação. Bom, né?

Quem pode pedir um empréstimo pessoal?

Qualquer pessoa física que tenha mais de 18 anos pode pedir um empréstimo pessoal. Ter o “nome limpo” é importante, já que muitas instituições não aceitam emprestar dinheiro para negativados, e é preciso, também, comprovar renda. 

Se você trabalhar de carteira assinada, a comprovação pode ser por meio do contracheque (holerite). Mas se você for trabalhador autônomo também pode comprovar seus ganhos com extratos bancários, que demonstrem essa entrada regular de valores na sua conta. Normalmente os bancos e instituições financeiras solicitam o envio das movimentações financeiras dos últimos três meses.

Aposentados e pensionistas também podem pedir empréstimo pessoal. Só que muitas vezes existem opções de crédito mais vantajosas para esse grupo, como o empréstimo consignado.

Pessoas que estão com o nome negativado também podem ter empréstimo pessoal aprovado. Existem várias empresas que fazem esse tipo de transação. Mas atenção aos juros, porque eles costumam ser bem mais altos.

Gostou do texto? Que tal ver 4 maneiras inteligentes de usar o crédito que você está pensando em pedir?

compartilhe

Posts relacionados

Entenda melhor o sistema de pagamentos instantâneos

Entenda melhor o sistema de pagamentos instantâneos

O Sistema de Pagamentos Instantâneos é fundamental para o funcionamento do Pix. Entenda mais ...

Saiba quando vale a pena comprar no crediário

Saiba quando vale a pena comprar no crediário

Veja em que situações pode ser vantajoso pedir crédito direto nas lojas para comprar um bem

Dicas para ter uma renda extra no carnaval

Dicas para ter uma renda extra no carnaval

Veja algumas dicas de como aproveitar a folia do Carnaval para ganhar dinheiro.

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.