1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Saia das dívidas
  8. >
  9. Negocie as dívidas e organize de vez seu orçamento

Negocie as dívidas e organize de vez seu orçamento

Quem nunca teve que lidar com dívidas que atire a primeira pedra. O banQi sabe que cuidar das finanças não é fácil. Às vezes, não tem jeito: o orçamento não fecha e as dívidas vem. Mas respira e não pira! Reunimos algumas dicas para ajudar você a negociar todos seus débitos e sair do vermelho. Vem com a gente!

Entenda sua situação financeira

Antes de qualquer coisa, é necessário saber exatamente o que está acontecendo. Separe um tempo do seu dia para colocar no papel (ou em uma planilha) o valor exato dos seus rendimentos, gastos e dívidas em aberto, incluindo todos os juros (a gente explicou a diferença entre eles aqui). Se já é uma dívida mais antiga, vale a pena entrar em contato com o credor para ter certeza sobre o valor atual.

Descubra seus limites

Agora que você já sabe exatamente quanto sobra no fim do mês, é a hora de estabelecer o limite do quanto você pode pagar mensalmente para resolver suas pendências. Tenha esse valor bem claro para não assumir um compromisso que não pode cumprir hein?

Nessa hora, tenha cuidado: se ao fim do mês sobram R$200,00, não negocie uma parcela do mesmo valor. Tenha sempre em mente que imprevistos acontecem e separe um dinheiro para emergências.

Priorize as dívidas mais caras

Caso você esteja lidando com mais de uma dívida, comece a pagar pela mais cara ou pela que tenha uma taxa de juros maior. Assim você tira um peso do orçamento e depois fica mais tranquilo para pagar as outras dívidas.

Defina sua estratégia

Há duas formas principais de fazer a renegociação: os refinanciamentos ou portabilidade de crédito (passar a dívida de uma instituição para outra) e os feirões para limpar o nome. Dos feirões, os mais famosos são o Feirão Online, do SPC Brasil, e o Serasa Limpa Nome. Se você optar pelos feirões, fique atento às datas e se programe.

Negocie!

Não aceite qualquer proposta! Antes de fechar, faça alguns questionamentos. Descubra qual será o desconto sobre a dívida total, se tem mais desconto caso o pagamento seja feito à vista, quais os juros para parcelar, em quanto tempo sua situação ficará regularizada no Serasa, etc. Essas são informações importantes de se considerar. Caso fique com alguma dúvida, não tenha vergonha de perguntar e nem de recusar, caso o valor esteja muito acima do que você tem disponível.

Se a negociação não der certo, pesquise mais sobre a portabilidade de crédito. Esse processo nada mais é do que levar suas dívidas para uma instituição financeira que te oferece melhores condições de pagamento, como mais tempo ou juros mais baixos. 

Se nenhuma dessas alternativas funcionar pra você, considere pedir um empréstimo para evitar que essas dívidas aumentem ainda mais. Antes de fazer isso, estude muito bem as condições para receber o empréstimo e tenha cuidado para não cair em nenhuma cilada. Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso post sobre maneiras inteligentes de usar crédito.

Não faça novas dívidas

Conseguiu negociar? Perfeito! Agora fique atento para não fazer novas dívidas. Tenha sempre um orçamento atualizado para ter noção de seus gastos e analise em que áreas da sua vida você pode economizar um pouco mais. 

No banQi, queremos te ajudar a dar um passo a mais na direção das suas metas! Por isso, oferecemos uma conta digital gratuita, sem asteriscos e letras miúdas, sem taxas abusivas e com várias oportunidades pra você ainda descolar uma graninha extra no fim do mês. Tá esperando o que? Abra já sua conta banQi e comece a economizar.

compartilhe

Posts relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre contas digitais

Tudo o que você precisa saber sobre contas digitais

Confira as principais vantagens de ter uma conta digital

Como conseguir uma graninha extra no fim do mês

Como conseguir uma graninha extra no fim do mês

O banQi te mostra jeitos alternativos de garantir um dinheiro a mais no fim do mês.

Organizar suas finanças ficou mais fácil

Organizar suas finanças ficou mais fácil

Saiba como controlar melhor os seus gastos diários com a planilha do banQi

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.