1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Saia das dívidas
  6. >
  7. Contas a pagar? Saiba como se organizar e sair do aperto com responsabilidade

Contas a pagar? Saiba como se organizar e sair do aperto com responsabilidade

por banQi | data de publicação: 07/08/2023 | Saia das dívidas , Educação financeira , Controle gastos

Pagar as contas em dia é importante para evitar multas e juros, não ter o serviço interrompido/cancelado ou o nome negativado. 

Mas com tantas cobranças todo mês, não é difícil esquecer uma data de pagamento ou mesmo não ter o dinheiro suficiente para bancar uma despesa extra.

Se você tem dificuldades para se organizar, em primeiro lugar, saiba que não é o único. O Mapa de Inadimplência e Negociações de Dívidas da Serasa mostra que, em abril de 2023, o Brasil contava com 71,44 milhões de pessoas em situação de inadimplência – 732 mil novos inadimplentes em relação ao mês anterior.

Inadimplente é a pessoa que perdeu a capacidade financeira de pagar uma conta ou dívida.

Mas existem algumas coisas que você pode fazer para colocar as contas em ordem e não passar mais aperto. Se você precisa de ajuda, não deixe de ler.

Neste texto você vai saber:

  • Qual a forma correta de pagar as contas?
  • O que fazer quando não conseguimos pagar as contas?
  • Como pagar contas com pouco dinheiro?

Qual a forma correta de pagar as contas?

A primeira coisa a fazer é anotar todas as despesas fixas, incluindo os valores e as datas de vencimento. Some tudo para saber quanto do seu salário precisa ser reservado para esses gastos.

Se você tem dinheiro para pagar, que bom! É só ficar atento ao vencimento. Colocar as contas em débito automático ajuda muito. Outra boa opção é entrar na sua conta bancária e agendar os pagamentos mensais com antecedência. 

Para te ajudar a não esquecer, anote todas as datas de vencimento em um só lugar - que você tenha o hábito de consultar regularmente ou que dê para acionar o lembrete virtual. Pode ser o calendário na porta da geladeira, sua agenda física ou virtual ou um aplicativo de organização financeira, como o Organizze, Wallet, Mobills e BanQi. 

Aproveite quando entrar um dinheiro extra, como o 13º, para conseguir descontos ao quitar ou antecipar parcelas de algumas contas, como faculdade ou financiamentos de carro ou casa.

O que fazer quando não conseguimos pagar as contas?

O primeiro passo quando não conseguir pagar as contas é se organizar:

  1. Anote tudo o que está devendo – valor total, valor das parcelas, nome da empresa e datas de vencimento. Depois, trace um plano para colocar em ação.
  2. Antes de entrar em contato com a empresa credora, pegue seu orçamento mensal, corte ou diminua as despesas que puder e defina o máximo de valor que pode ser reservado para pagar a dívida.  
  3. Pense em uma maneira de fazer uma renda extra 
  4. Consulte opções de negociação no Serasa Limpa Nome. Basta criar seu cadastro gratuitamente, consultar o CPF e ver se existem opções de negociação disponíveis. É possível negociar pelo site, aplicativo ou WhatsApp (11) 99575-2096.
  5. Participe do Feirão Serasa Limpa Nome, realizado normalmente em março e novembro. Se a empresa ou banco em que a dívida existe estiver participando da feira, você poderá negociá-la com descontos de até 90%.
  6. Entre em contato diretamente com a instituição credora para tentar uma renegociação.

Como pagar contas com pouco dinheiro?

O ideal, claro, é que você consiga manter os seus gastos dentro do que você ganha por mês e ainda sobrar para fazer uma reserva para emergências. Mas essa não é a realidade de muita gente. 

Se for esse o caso, pegue sua lista de despesas fixas e separe aquelas que você não pode correr o risco de serem cortadas, como água, luz, gás, aluguel, plano de saúde. 

Enfim, só você pode dizer o que vai entrar na sua lista de necessidades básicas essenciais. São essas contas que devem ser priorizadas se você não puder pagar todas naquele mês.

Também é importante ter clareza sobre os juros cobrados em cada conta. A fatura do cartão de crédito, por exemplo, tem a possibilidade do pagamento mínimo, mas costuma cobrar os juros mais caros do mercado. Assim, o pagamento do cartão de crédito também deve ser priorizado. Isso também vale para empréstimos e financiamentos.

Se você não conseguir pagar essas contas que têm juros muito altos, avalie a possibilidade de pegar um empréstimo com juros mais baixos para poder quitar essas dívidas e evitar ficar com o nome sujo e ter outras dificuldades por causa disso. Com prazos menos apertados e parcelas menores, o empréstimo pode te dar um tempo para se organizar financeiramente.

Separamos algumas** dicas para sair do vermelho**. Não deixe de buscar ajuda para resolver sua vida financeira.

compartilhe

Posts relacionados

Entenda qual é a forma de pagamento do crediário

Entenda qual é a forma de pagamento do crediário

Opção é ótima para quem não tem cartão de crédito e quer fazer compras parceladas

É verdade que dívida caduca depois de cinco anos?

É verdade que dívida caduca depois de cinco anos?

Ninguém gosta de ficar devendo. Mas pode acontecer e tá tudo bem.

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.