1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Saia das dívidas
  8. >
  9. 4 maneiras inteligentes de utilizar crédito

4 maneiras inteligentes de utilizar crédito

por banQi | data de publicação: 25/03/2021 | data de modificação: 25/03/2021 | Educação financeira , Saia das dívidas

O banQi sabe que lidar com dinheiro pode ser bem complicado. Às vezes os boletos não cabem no bolso e é preciso arranjar algum outro jeito de fechar as contas no fim do mês. Você sabe o que fazer nessas horas? 

O crédito pessoal é uma das soluções mais populares. No ano passado, o número de pedidos de empréstimos no Brasil aumentou 113%. É verdade que pegar dinheiro emprestado pode gerar preocupações, mas quando bem aplicado pode ser uma ótima ajuda. Por isso, a gente reuniu 4 formas inteligentes de usar o seu crédito. 

  1. Quitar as dívidas

    Pedir um crédito para sair do vermelho pode ser uma boa ideia, mas exige bastante planejamento. Fazer isso só vale a pena se você conseguir diminuir seus outros gastos e se os juros do empréstimo forem menores que os da dívida. Não esqueça de analisar bem a sua situação.

  2. Investir no próprio negócio

    Uma das maiores dificuldades dos pequenos empreendedores pode ser conseguir dinheiro para abrir ou manter a empresa nos primeiros meses. Contratar um crédito pode ser uma saída, mas antes de tomar qualquer atitude você deve analisar alguns pontos em relação às finanças da sua empresa: verifique o quanto ela é rentável, analise a demanda inicial, pesquise seu público-alvo, converse com possíveis fornecedores e faça um levantamento dos seus possíveis concorrentes. 

    Mas não se esqueça: pegar um empréstimo para abrir uma empresa vale a pena quando o seu negócio permite ter rendimento suficiente para manter as atividades e pagar as parcelas do empréstimo. 

  3. Situações de emergência

    Imprevistos acontecem e na maioria das vezes são gastos que não podemos adiar. Um carro quebrado, uma emergência médica ou qualquer outra coisa do gênero podem precisar de um investimento maior. Se você não tiver esse dinheiro disponível, o crédito pode ser a solução ideal. Na maioria das vezes, a solicitação do empréstimo é rápida e o dinheiro cai na sua conta em poucos dias. 

  4. Comprar um bem

    Se você acha que essa é uma boa hora para realizar o sonho de ter a casa própria, fazer aquela reforma que você sempre sonhou ou comprar o enxoval do bebê, o crédito é uma opção a ser considerada. Como as taxas são bem mais baixas que o rotativo do cartão de crédito e que os juros do cheque especial, basta se planejar para pagar suas parcelas e correr para o abraço. 


O que fazer antes de contratar o crédito? 

Se você já analisou a sua situação financeira com cuidado e chegou à conclusão de que o crédito é a melhor solução, temos algumas dicas: 

  • Organize suas finanças

    Seja qual for seu cenário, o mais importante para não entrar em furadas é se organizar financeiramente. Uma forma simples e rápida de controlar seus gastos é usar a planilha banQi. Ao anotar tudo o que você ganha e gasta, você consegue visualizar mais facilmente quanto dinheiro estará disponível no fim do mês. 

  • Definir uma parcela que não comprometa demais o orçamento

    Depois de descobrir quanto dinheiro você precisa para cobrir seus maiores gastos, é hora de pensar no valor da parcela do crédito. O ideal é que ela não ultrapasse 15% da sua renda líquida mensal, caso não tenha outras dívidas. Muitas vezes as pessoas optam por parcelas maiores para quitar o empréstimo mais rápido, mas acabam fazendo ainda mais dívidas. Seja consciente e escolha um valor que cabe no seu bolso. 

  • Escolher uma instituição financeira de confiança

    Cuidado com golpes! Se for contratar um crédito, desconfie de taxas muito baixas e escolha uma instituição que você já conheça. Tome cuidado para não colocar seus dados em lugares suspeitos e em hipótese alguma transfira dinheiro para conta de terceiros. 


No banQi, queremos te ajudar a dar um passo a mais na direção das suas metas! Por isso, oferecemos uma conta digital gratuita, sem asteriscos e letras miúdas, sem taxas abusivas e com várias oportunidades pra você ainda descolar uma graninha extra no fim do mês. Tá esperando o que? Abra já sua conta banQi e comece a economizar.

compartilhe

Posts relacionados

Como funciona o Auxílio Emergencial?

Como funciona o Auxílio Emergencial?

Saiba como o Auxílio Emergencial funciona e como você pode recebê-lo pelo banQi. ...

Organize de vez seu orçamento familiar

Organize de vez seu orçamento familiar

07/06/2021

O banQi te dá dicas pra você finalmente dar um jeito no seu orçamento familiar. Todo mundo sai ga ...

Dicas para comprar bem nesse dia das mães

Dicas para comprar bem nesse dia das mães

06/05/2020

Dicas de como comprar bem online nesse dias das mães. ...

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.