1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Controle gastos
  8. >
  9. Organize de vez seu orçamento familiar

Organize de vez seu orçamento familiar

Os dias passam e, com eles, a quantidade de boletos pendentes aumenta. É conta de água, de luz, de gás, material escolar, fatura de cartão… é tanta coisa que fica fácil se perder. Por isso, fazer um orçamento familiar pode ser fundamental para controlar as finanças e conseguir ter todos os gastos na ponta do lápis. Além disso, é uma ótima estratégia para não perder de vista tudo o que você precisa pagar antes do mês virar. Vamos lá!

O que é um orçamento familiar?

O orçamento familiar nada mais é do que uma ferramenta que vai te ajudar a controlar tudo o que a sua família ganha e tudo o que ela gasta. Você pode separar um caderno para fazer isso, usar algum app ou a tabela banQi. O meio não importa, o que fará diferença é registrar direitinho todos os gastos e ganhos que vocês têm somados.

Como fazer o meu próprio orçamento familiar?

Depois que você decidiu onde vai registrar todas as informações, a lógica é bem parecida com aquela por trás do orçamento individual: analisar as despesas e ganhos da família.

Liste todos os gastos

O primeiro passo pode ser o mais trabalhoso, mas é a base para todo o resto. Saber todas as despesas da casa é crucial também para entender o que pode ser reduzido. Alguns gastos comuns costumam ser:

  • Despesas da casa: aluguel, água, luz, gás e condomínio;
  • Impostos: IPTU, IPVA, outros;
  • Despesas com alimentação: supermercado, restaurantes, bares, delivery;
  • Educação: mensalidade, materiais escolares;
  • Despesas relacionadas à saúde: plano de saúde, remédios de uso contínuo
  • Transporte: gasolina, passagem de ônibus, metrô ou trem;
  • TV, celular, internet, serviços de streaming;
  • Compras parceladas.

Liste todos os ganhos

Depois de saber o que precisa ser pago, é necessário saber como vai ser pago. Anote os ganhos de todos os membros da família e analise quem deve pagar o que. Gastos com dívidas e despesas fixas devem ser prioridade. Se ficou em dúvida sobre quais são as suas despesas fixas, que tal conferir o dicionário banQi de economês? Assim você mata essa dúvida e de quebra aprende vários conceitos úteis na hora de tratar das finanças.

Analise o orçamento

Com tudo anotado, chegou a hora de fazer algumas perguntas: 

A soma dos gastos é maior do que a renda total da família? Para onde vai a maior parte do dinheiro? As dívidas estão sendo pagas? Existe alguma despesa que pode ser enxugada? Algumas dívidas podem ser negociadas, por exemplo. Para saber mais, acesse nosso post sobre como negociar dívidas. 

Depois de entender quais são seus principais gastos e se eles podem ser reduzidos, chegou a parte divertida: fazer planos.

Defina metas

Com essa parte organizada, você e sua família podem se reunir para decidir algumas metas. Por exemplo, querem trocar a geladeira por uma maior? Dê uma olhada no preço de uma nova e definam quanto cada um precisa economizar para comprar o novo eletrodoméstico daqui a 3 meses, por exemplo. 

É importante que todos estejam envolvidos e comprometidos com essas metas, por isso elas devem ser traçadas em conjunto. Nessa hora, vale envolver até as crianças: explique porque é preciso economizar e incentive hábitos simples, como apagar as luzes quando não estão usando. É interessante que elas aos poucos tenham consciência dos próprios gastos.

Planos maiores também são bem vindos. Se seu sonho é ter uma casa própria, fazer uma viagem específica ou trocar o carro, comece a considerar isso na hora de planejar as metas. 

No banQi, queremos te ajudar a dar um passo a mais na direção das suas metas! Por isso, oferecemos uma conta digital gratuita, sem asteriscos e letras miúdas, sem taxas abusivas e com várias oportunidades pra você ainda descolar uma graninha extra no fim do mês. Tá esperando o que? Abra já sua conta banQi e comece a economizar.

compartilhe

Posts relacionados

Como conseguir uma graninha extra no fim do mês

Como conseguir uma graninha extra no fim do mês

O banQi te mostra jeitos alternativos de garantir um dinheiro a mais no fim do mês.

Tenho direito ao novo Auxílio Emergencial?

Tenho direito ao novo Auxílio Emergencial?

Confira as principais informações sobre o novo auxílio emergencial.

Entenda tudo sobre a declaração do Imposto de Renda 2021

Entenda tudo sobre a declaração do Imposto de Renda 2021

O banQi respondeu às suas principais dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. C ...

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.