1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Seu dinheiro vale mais aQui
  8. >
  9. O que é Engenharia Social e como me proteger?

O que é Engenharia Social e como me proteger?

por banQi | data de publicação: 16/02/2022 | Educação financeira , Fresquinhas , Seu dinheiro vale mais aQui

Não, esse não é mais um nome de cursos de exatas e nem uma nova rede social! Engenharia Social é um tema importante para a SUA segurança online!


Sabe aquela vez que você recebeu uma ligação estranha, no meio da noite, pedindo dinheiro urgente? Ou quando um parente enviou um zap duvidoso pedindo um trocado emprestado? Quando um e-mail afirmando ser do seu banco te solicitou informações demais para o seu gosto? Ou quando supostamente o seu amigo começou a desapegar e vender vários produtos por um preço muito abaixo do normal? Bom, toda vez que um fraudador utiliza de enganação para conseguir o que quer, temos um golpe de Engenharia Social!


Podem classificar como Phishing, baiting, quid pro quo, pretexting e mais um monte de nome difícil, mas, em termos gerais, a Engenharia Social é o nome dado à manipulação psicológica que golpistas usam para te convencer a executar uma ação ou divulgar informações confidenciais. O ciclo de ataque de um Engenheiro Social envolve, geralmente, quatro etapas:


  1. Ele reúne informações
  2. Desenvolve o relacionamento, ou invade e clona contas (para usar do relacionamento que a conta invadida já possui)
  3. Explora o terreno e começa a manipulação;
  4. Executa a ação

Como ter segurança no meio digital?


A verdade é que a nossa segurança, em tempos digitais, vem se tornando um assunto cada vez mais importante! Isso porque os ataques evoluem na medida que os serviços se transformam, então, se você está atualizado, por dentro das tecnologias e consegue manter uma postura de desconfiança saudável, você evita muita dor de cabeça! 


A segurança é muito mais que uma via de mão dupla, ela deve ser uma atitude mental e comportamental da sociedade. O elemento mais vulnerável de qualquer sistema de segurança da informação é sempre o ser humano, já que grande parte dos golpes utiliza traços comportamentais e psicológicos para ser executado. Quando encontram uma brecha em sistemas, as fraudes começam a ser ainda mais sofisticadas, permitindo aos golpistas acesso às redes sociais ou aplicativos de mensagens de alguém próximo a você!


Para te ajudar nessa jornada de segurança, hoje vamos listar algumas dicas fáceis para que você já saia dessa leitura muito mais preparado.


Para não ter sua conta invadida ou seus aplicativos de mensagem clonados:

1 - Não clique diretamente em links que vêm em mensagens de e-mail, redes sociais ou que estão em sites duvidosos.

2- Quando suspeitar de algum e-mail ou mensagem, busque você mesmo a informação diretamente no site da marca ou empresa.

3 - Não baixe ou abra anexos de fontes suspeitas e/ou desconhecidas;

4- Desconfie de interações que solicitem seus dados pessoais e/ou confidenciais, ou dados de acesso.

5 - Tudo que é fácil ou barato demais, pode ser cilada! Faça buscas a fim de ter mais comprovações sobre a veracidade daquela informação! 


Para não cair em golpes de Engenharia Social:

1 - Recebeu uma mensagem pedindo dinheiro urgente ou viu uma pessoa vendendo algum produto na internet? Desconfie. Busque sempre entender quem exatamente é a pessoa do outro lado.

2 - Mesmo que seja uma pessoa conhecida, ela pode ter tido a conta invadida ou clonada. Por isso, tente ligar diretamente ou até entrar em contato com amigos e familiares dela para verificar se as informações procedem. Caso não, vale alertá-la do que pode estar acontecendo!

3 - Não compartilhe informações demais! Caso perceba que a pessoa está pedindo muitos passos para completar qualquer que seja a negociação, desconfie.

4 - Se for uma compra, antes de enviar a transferência, verifique se o nome do destinatário é o mesmo nome da pessoa que está pedindo o dinheiro!

5 - Observe o comportamento da pessoa durante a negociação. Se perceber muita urgência, pressão psicológica, barganha, ou qualquer coisa que te deixe desconfiado, não faça. Complete todos os passos da verificação antes de prosseguir!


Caí em um golpe, e agora?

Se você teve sua conta invadida, clique nos botões de obter ajuda ou entre em contato com o SAC da empresa de serviços digitais. Caso você tenha sido vítima de golpe, a recomendação é entrar em contato imediato com a sua instituição financeira de origem e reportar a fraude, solicitando o estorno do valor enviado.

A denúncia será consolidada e enviada para as equipes de segurança do banco, que vão agir para congelar ou cancelar a chave Pix.

Aqui no banQi, investimos em tecnologia de segurança, para garantir uma jornada segura e eficiente para você! Juntos, construiremos um ambiente livre de fraudes e golpes.

Continue atento aos nossos canais de comunicação e acompanhe as nossas redes e blog para mais dicas de segurança!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com quem você acha que precisa saber!

compartilhe

Posts relacionados

Ep. 4 | Introdução ao empreendedorismo

Ep. 4 | Introdução ao empreendedorismo

Nessa aula a gente apresenta características e ações que te ajudam nessa caminhada para se t ...

Como economizar ganhando pouco: dicas essenciais

Como economizar ganhando pouco: dicas essenciais

Economizar ganhando pouco é fundamental para conseguir uma vida financeira mais confortável.

Quem tem nome sujo pode conseguir um cartão de crédito?

Quem tem nome sujo pode conseguir um cartão de crédito?

27/07/2023

Entenda como funciona a análise de crédito para quem está negativado

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.