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Saiba para que serve a escritura do imóvel e como tirar uma
por banQi | data de publicação: 02/08/2023 | Educação financeira
Quando um imóvel troca de dono, seja pelo motivo que for (compra e venda; permuta; divisão amigável de terreno; doação; partilha; inventário), é preciso fazer uma escritura.
A escritura de imóvel é um documento público com valor jurídico que comprova a operação que gerou a troca de titularidade da propriedade. Ou seja, que o dono deixou de ser fulano e passou a ser sicrano a partir de tal data.
Sua emissão é indispensável para evitar futuras dores de cabeça. Já pensou, por exemplo, se você comprar uma casa e algum tempo depois descobrir que o antigo dono, usando de má-fé, aproveitou que a venda não estava documentada corretamente e vendeu a mesma casa para outra pessoa?! Nesse caso, você perderia em dobro: ficaria sem a casa e sem o dinheiro que havia pagado por ela.
Nesse texto você vai aprender tudo sobre escritura de imóvel:
- O que é escritura de imóvel?
- Qual a importância de tirar uma escritura de um imóvel?
- Como tirar uma escritura de imóvel?
- Quanto custa tirar uma escritura de imóvel?
- Escritura de imóvel é o mesmo que registro da matrícula?
O que é escritura de imóvel?
A escritura de imóvel é uma declaração pública que oficializa a transferência do bem.
Ou seja, é um documento fundamental para assegurar e comprovar a compra da sua casa, apartamento ou terreno.
Com a escritura, fica registrado que você é o novo proprietário do imóvel e que a construtora ou o antigo dono deixou de ter direitos sobre ele.
Na escritura estarão todos os detalhes das condições de compra, como o preço, a data da entrega das chaves, quem são as partes envolvidas e a forma de pagamento.
Qual a importância de tirar uma escritura de um imóvel?
Um dos maiores riscos de não tirar uma escritura é você não conseguir comprovar que de fato comprou aquele imóvel.
Ela também evita que o mesmo imóvel seja vendido para mais de uma pessoa.
Além disso, a escritura é obrigatória para a compra e venda de imóvel com valor acima de 30 salários mínimos (hoje, R$ 39.600).
No caso de financiamento, o contrato emitido pelos bancos substitui a escritura.
Como tirar uma escritura de imóvel?
Depois de assinar o contrato de compra e venda, você deve ir a um cartório de notas, que é o responsável por validar as firmas de quem está assinando (os signatários) o acordo e emitir a escritura do imóvel.
O pedido da escritura imobiliária também pode ser feito pelo portal e-Notariado ou baixando no celular o app desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB).
Veja o passo a passo para a solicitação on-line e para aprender como regularizar um imóvel sem escritura.
Quanto custa tirar uma escritura de imóvel?
Quem paga pelo serviço é quem está comprando o imóvel. O valor varia de estado para estado.
Detalhe importante: por lei, famílias de baixa renda conseguem tirar a escritura gratuitamente.
Mas o proprietário deve estar preparado para outras despesas, como o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é aplicado no momento da assinatura da escritura. Seu valor é definido pelo município e, em geral, varia entre 2% e 4% do valor venal do bem (aquele que consta na guia do IPTU).
Por exemplo: se o valor venal de um imóvel for R$ 100 mil e a taxa cobrada na sua cidade for de 3%, você vai pagar R$ 3 mil nesse imposto.
Escritura de imóvel é o mesmo que registro da matrícula?
Já falamos aqui que a escritura é o documento que formaliza a venda do imóvel. Mas o que transfere a propriedade e a posse ao novo dono do imóvel é o registro da matrícula.
Ela traz todas as informações do imóvel e seu histórico desde a construção até aquele momento, como:
- localização,
- metragem do terreno,
- área construída,
- hipotecas,
- benfeitorias e alterações no imóvel,
- existência ou não de alienações fiduciárias,
- inventários,
- ações judiciais,
- informações pessoais dos proprietários,
- transações de compra e venda.
Para pedir a matrícula, você deve ir ao cartório de registro de imóveis responsável pela região onde o imóvel está localizado. É possível obter informações sobre qualquer cartório do país no site Registro de Imóveis do Brasil.
O valor e o prazo para entrega variam de acordo com a tabela de custos aprovada em cada estado e pela legislação local.
Agora que você já sabe o que precisa ser feito, talvez esteja preocupado porque não incluiu essas despesas nas contas quando foi comprar seu imóvel. Se for esse o caso, que tal aprender agora como pedir um empréstimo pessoal?
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