1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Sua conta digital
  6. >
  7. O que fazer quando o Pix estiver fora do ar?

O que fazer quando o Pix estiver fora do ar?

por banQi | data de publicação: 25/08/2023 | Sua conta digital , Educação financeira , Fresquinhas

Em 3 de fevereiro de 2023, entre 20h30 e 21h45, o Pix parou de funcionar. Foi uma das poucas vezes desde a estreia da modalidade de pagamento, em 16 de novembro de 2020. 

Na época, o Banco Central (BC) soltou uma nota oficial informando que não houve qualquer tipo de vazamento ou incidente de segurança:

"A falha técnica nos sistemas do BC gerou somente instabilidade temporária na capacidade de processamento. 

Apesar da falha pontual específica, o sistema opera desde sua implantação com altíssimo índice de disponibilidade, acima do acordo de nível de serviço de 99,9%". 

A falha operacional durou pouco mais de 1 hora, mas rendeu várias queixas e deixou duas perguntas entre os usuários: 

É o que você vai descobrir neste texto. Boa leitura!

Por que o Pix fica fora do ar?

Se o Pix está fora do ar, existem algumas possibilidades:

  1. Ser um problema na sua rede ou no seu celular. Nesse caso, você deve desligar e ligar novamente a conexão com a internet e até mesmo reiniciar seu celular. 
  2. Ser um problema no aplicativo do banco ou da instituição financeira. Se for apenas uma desatualização, para resolver é simples: desinstale e reinstale o app e faça uma nova tentativa.
  3. Ser uma oscilação do sistema do próprio Pix. Se for esse o caso, o problema não é com você nem com seu banco, mas estará atingindo todas as instituições financeiras. A alternativa é esperar uma solução do BC. 

Como o Pix é a principal forma de pagamento usada hoje no Brasil, com 146,4 milhões de usuários (dados de abril do BC), o problema provavelmente será resolvido rapidamente.

Como fazer pagamentos com o Pix fora do ar?

Se você não puder esperar o Pix voltar para fazer um pagamento ou transferência, é possível escolher outras opções. Veja essas sugestões publicadas no site da Serasa:

  1. Pague em dinheiro. Você pode sacar no caixa eletrônico do seu banco ou instituição financeira ou em caixas da rede Banco 24 Horas. 
  2. Use a maquininha e pague com o cartão de crédito ou débito. Esta é uma alternativa parecida com o Pix, pois o beneficiário receberá o dinheiro imediatamente.
  3. Faça um DOC ou TED. Quando uma transferência TED é feita em qualquer dia da semana após as 17h, a transação só cai no dia útil seguinte. No caso do DOC, o valor será creditado na conta bancária sempre no dia útil seguinte, e dois dias úteis depois se for feito após as 21h59. Além disso, algumas instituições financeiras cobram taxas para TED e DOC, então é recomendável verificar as condições oferecidas. 
  4. Veja a possibilidade de o credor gerar e enviar um link para pagamentos no cartão de crédito por meio de aplicativos de pagamento digital.
  5. Solicite ao beneficiário que envie um boleto para fazer o pagamento em atraso. No entanto, pagamentos por boletos demoram até três dias para caírem na conta do destinatário. Por isso, se ele tiver urgência para receber, o ideal é esperar o Pix voltar.

Agora que você já sabe qual pode ser a razão para o Pix ficar fora do ar e o que você pode fazer, veja respostas para as principais dúvidas sobre o Pix.

compartilhe

Posts relacionados

O Pix ficou ainda melhor!

O Pix ficou ainda melhor!

30/03/2021

Aprenda a configurar seu limite personalizado do Pix com banQi

Veja como pagar com QR Code com o banQi

Veja como pagar com QR Code com o banQi

28/10/2020

Conheça as vantagens e benefícios de pagar com o QR Code pelo banQi

Dúvidas sobre o banQi? Fale com a Vivi

Dúvidas sobre o banQi? Fale com a Vivi

11/06/2020

O banQi agora tem um atendimento virtual direto pelo aplicativo.

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.