Black Friday: dicas e cuidados

por banQi | data de publicação: 27/10/2020 | Educação financeira , Controle gastos

O mês de novembro está chegando, e com ele as promoções da Black Friday. A gente sabe que muitas ofertas podem ser tentadoras e parecerem imperdíveis, mas nem sempre as coisas são assim. Para te ajudar a investir dinheiro nos produtos que realmente valem a pena, o banQi separou algumas dicas.

Mas antes de tudo, o que é essa tal de Black Friday? 

A Black Friday é uma tradição que vem dos Estados Unidos. Geralmente ela acontece na sexta-feira após um feriado bem popular por lá, o dia de Ação de Graças, e é um dia em que as marcas costumam oferecer preços super baixos pela maioria dos produtos. No Brasil, as coisas chegaram um pouco diferentes: muitas empresas decidiram estender essas promoções para uma semana ou até para o mês inteiro. A intenção é ótima, mas muitas pessoas começaram a se aproveitar dessa época para fazer promoções que não trazem vantagens de verdade. Por isso é importante ficar bem atento na hora de fazer suas compras, e óbvio, escolher bem como vai gastar seu dinheiro.

1. Defina um orçamento

Para começar, é preciso que você tenha noção de quanto pode gastar. Você pode aprender um pouco mais sobre organização do seu dinheiro aqui. Esse passo é fundamental. Afinal, o intuito é economizar, e não deixar entrar no vermelho, certo?

2. Defina prioridades

Como a Black Friday está ficando cada vez mais popular no Brasil, o número de promoções não para de crescer. Por isso, é necessário que você faça uma lista de coisas que você realmente precisa, mas que estão fora do seu orçamento. Deixe para comprar as coisas mais baratas em outra época do ano. A Black Friday é interessante para adquirir produtos que você não conseguiria pagar sem uma promoção.

3. Acompanhe os preços

Algumas marcas costumam aumentar o preço antes da Black Friday para depois diminuir, fingindo uma promoção. Por exemplo: em julho, um produto custava 100 reais. Em outubro esse preço aumenta para 200 reais para em novembro essa marca anunciar o mesmo produto por 100 reais novamente, mas com uma etiqueta de "metade do preço". Para evitar enganações, você pode começar a monitorar os preços dos produtos que tem interesse desde já.

4. Pesquise o vendedor

Caso vá comprar de alguma marca menor, cheque as avaliações da loja. Basta entrar no Google e pesquisar "Nome da marca + reclamações". Veja o que outros clientes têm falado sobre a empresa. Se achar muitas avaliações negativas, é melhor evitar e buscar o mesmo produto em outra loja.

5. Verifique a política de trocas

É comum que produtos comprados com desconto não possam ser trocados. Por isso, compre com atenção e verifique se é possível fazer trocas e qual o prazo para isso. Se estiver em dúvida entre comprar ou não e não for possível trocar o produto depois, talvez seja melhor esperar uma outra oportunidade para evitar arrependimentos.

6. Certifique-se de que o site é seguro

Confira se ao lado do endereço do site aparece um cadeado. Isso indica que o site é confiável. Além disso, sempre cheque se a URL está escrita corretamente.

 

7. Utilize um cartão pré-pago

Além de definir um orçamento e suas prioridades, é interessante utilizar um cartão pré-pago ao invés de apelar para o cartão de crédito. Você pode definir a quantidade exata de dinheiro que vai gastar e assim não corre o risco de fazer dívidas. Para saber mais sobre o cartão pré-pago banQi, é só clicar aqui

Para aproveitar esse e todos os benefícios que o banQi pode te oferecer, que tal abrir uma conta já? Dessa forma, você consegue fazer suas compras da Black Friday de forma segura e responsável.

compartilhe

Posts relacionados

Dicas para ter uma renda extra no carnaval

Dicas para ter uma renda extra no carnaval

Veja algumas dicas de como aproveitar a folia do Carnaval para ganhar dinheiro. ...

Dicas para comprar bem nesse dia das mães

Dicas para comprar bem nesse dia das mães

06/05/2020

Dicas de como comprar bem online nesse dias das mães. ...

Entenda tudo sobre a declaração do Imposto de Renda 2021

Entenda tudo sobre a declaração do Imposto de Renda 2021

O banQi respondeu às suas principais dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Confir ...

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.