1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Saiba como funciona o cheque administrativo e quando vale pedir

Saiba como funciona o cheque administrativo e quando vale pedir

por banQi | data de publicação: 28/08/2023 | Educação financeira

Um cheque comum pode ser usado por golpistas que colocam qualquer valor nele sem que seja possível conferir sua capacidade de honrar os compromissos. O beneficiário só descobre que o cheque não tem fundo quando é tarde demais. Já o cheque administrativo garante que o pagamento será feito.

Apesar de vir sendo substituído pela TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Crédito), o cheque administrativo ainda é uma boa opção, especialmente no caso de transações envolvendo valores altos.

Se você ainda não conhece essa modalidade de pagamento, continue a leitura!

Neste texto você vai saber:

  • O que é cheque administrativo
  • Como solicitar cheques administrativos
  • Vantagens e desvantagens do cheque administrativo

O que é cheque administrativo?

O cheque administrativo é um cheque emitido pelo próprio banco em nome de quem o cliente fará o pagamento. Ele é uma excelente opção envolvendo valores altos, como carros ou casas, porque o banco só faz a emissão depois de conferir se a pessoa tem o dinheiro para honrar o compromisso.

Assim como o cheque nominal comum, os administrativos também podem ser endossados, caso não tenham sido emitidos na modalidade “não à ordem” ou “não-transferível”. Basta que se assine no verso do cheque, escrevendo o nome da pessoa que irá sacar ou depositar o valor.

O tempo de compensação também não varia entre os cheques comuns e administrativos, sendo de 1 a 3 dias. Lembrando que, para todos eles, os saques de valores altos precisam ser avisados com antecedência.

Como solicitar cheques administrativos?

O cheque administrativo pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária, mesmo se você não tiver conta. Basta fazer a solicitação diretamente no caixa ou com o gerente do banco. 

O valor total do cheque deve ser pago por você na hora, em dinheiro ou com o saldo em sua conta-corrente. Normalmente, também é cobrada uma taxa para a prestação desse tipo de serviço, que varia de banco para banco, podendo ser um valor único ou um percentual do valor do cheque. Você pode consultar os valores no site do Banco Central.

Como o cheque administrativo é sempre nominal, é preciso apresentar as seguintes informações do beneficiário (empresa ou pessoa física):

  • Nome completo;
  • Nome do banco, número da conta corrente e agência que ele tem conta;
  • O valor do cheque.

Vantagens e desvantagens do cheque administrativo

A grande vantagem do cheque administrativo já foi falada: quem vai receber tem certeza que o cheque tem fundos e que o pagamento será feito. Mas existem outras vantagens e desvantagens que você verá a seguir:

Vantagens

  • Mais segurança em caso de transações envolvendo grandes quantias, já que não será necessário deslocar com dinheiro.
  • Garantia da aceitabilidade, já que cheques comuns fora do padrão de consumo do cliente podem ser devolvidos pelo banco pela mínima desconfiança da assinatura, por exemplo.
  • No caso do uso para a compra de um imóvel, não é necessário aguardar o valor ser transferido para a assinatura da escritura, já que o pagamento está garantido. 
  • Ao contrário da TED e do DOC, que podem exigir uma mudança nos limites das transações diárias junto ao banco, o cheque administrativo não tem limite de valor, dependendo exclusivamente da existência de saldo.

Desvantagens

  • Não pode ser realizado de maneira remota e exige que o emissor vá pessoalmente em uma agência pegar o cheque antes da negociação.
  • Diferente do cheque comum, quando o valor só é debitado da conta do emitente quando ele é sacado ou depositado pelo beneficiário, o valor do cheque administrativo é debitado imediatamente na hora que ele é solicitado ao banco.
  • Por não ser uma transferência direta, como a TED e o DOC, o beneficiário precisa fazer o depósito manual do cheque na conta.

Agora que você sabe tudo sobre o cheque administrativo, aprenda o que é o cheque nominal, como depositar e endossar essa forma de pagamento.

compartilhe

Posts relacionados

Entenda qual é a forma de pagamento do crediário

Entenda qual é a forma de pagamento do crediário

Opção é ótima para quem não tem cartão de crédito e quer fazer compras parceladas

Quem pode ter crediário? Saiba o que fazer para ser aprovado

Quem pode ter crediário? Saiba o que fazer para ser aprovado

Modalidade de pagamento parcelado é tradicional e bom caminho para pessoas que ainda não tem ...

Veja dicas de especialistas para conseguir pagar seu carnê em dia

Veja dicas de especialistas para conseguir pagar seu carnê em dia

Muitas parcelas e contas, diferentes datas de vencimento; saiba como se organizar

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.