1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Saia das dívidas
  6. >
  7. Saiba como organizar seu orçamento para sair do endividamento

Saiba como organizar seu orçamento para sair do endividamento

por banQi | data de publicação: 19/07/2023 | Saia das dívidas , Educação financeira , Seu dinheiro vale mais aQui

Sair do endividamento pode ser um desafio, mas com algumas estratégias inteligentes e um pouquinho de disciplina, é possível recuperar o controle financeiro e ter uma vida mais tranquila.

Neste guia, vamos discutir caminhos essenciais que podem ajudar você a enfrentar suas dívidas de forma eficiente. Se você está buscando soluções práticas para sair desse ciclo que só traz dor de cabeça, continue lendo para saber 5 dicas para sair do endividamento.

1. Use aplicativos de gestão financeira

Existem vários aplicativos de gestão financeira, em português, que podem ajudar você a organizar suas finanças. Com eles é possível anotar todos os seus gastos e os seus ganhos e ainda colocar lembretes e alarmes para que você não se esqueça de pagar nenhuma conta.

  • Organizze (Android e iOS): o app permite registrar despesas, receitas e contas a pagar. Ele oferece recursos como divisão de gastos por tipo, além de trazer gráficos de acompanhamento (para você saber se está conseguindo reduzir as despesas ou não), lembretes de pagamentos e sincronização com contas bancárias.
  • Mobills (Android e iOS): permite criar orçamentos, acompanhar despesas, definir metas financeiras, gerar relatórios detalhados e sincronizar informações em diferentes dispositivos.
  • Minhas Economias (Android e iOS): é um aplicativo versátil que oferece recursos de controle financeiro, orçamento, planejamento de metas e acompanhamento de investimentos. Ele também possui recursos para auxiliar na organização financeira de casais e famílias.

Aplicativos para ajudar a organizar o orçamento

2. Crie um planejamento financeiro

No início de cada mês, reserve um tempo para criar um planejamento financeiro. Faça uma lista de todas as despesas fixas, como aluguel, contas e empréstimos. Feita essa conta, subtraia esses valores do seu salário. 

Em seguida, estabeleça uma quantia para outros gastos, como alimentação, transporte e lazer. Ao definir um limite para essas categorias, você terá maior controle sobre seus gastos.

Você também pode buscar alternativas para reduzir seus gastos mensais. Pesquise preços antes de fazer compras, compare opções e aproveite promoções. 

Também é importante estabelecer prioridades e evitar compras por impulso. Ao criar um hábito de organizar os gastos e manter o controle financeiro, você estará construindo uma base para fazer aquela economia no final do mês!

3. Renegocie as dívidas

Antes de renegociar suas dívidas, é importante ter uma visão clara de sua situação financeira. Calcule seu orçamento mensal e determine o valor que você pode destinar para as parcelas das dívidas.

Faça um levantamento de todas as suas dívidas, incluindo empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e contas atrasadas. Esse raio-x do seu dinheiro te ajuda a ter uma visão clara da sua situação e a planejar a renegociação.

E não se esqueça de negociar com os credores e apresentar uma proposta que tenha a ver com o quanto você pode pagar! Tenha em mente que a renegociação de dívidas quando se está inadimplente exige comprometimento. Esteja preparado para chegar a um acordo que seja vantajoso tanto para você quanto para o credor. 

Ao renegociar suas dívidas, lembre-se de que isso não é apenas uma solução temporária, mas uma oportunidade para você reorganizar suas finanças e adotar um estilo de vida que pode trazer mais tranquilidade a você.

Ajuste seus hábitos de consumo e crie um orçamento realista que permita cumprir com os pagamentos e evitar futuras dificuldades financeiras.

4. Defina prioridades

Priorize as dívidas de alta taxa de juros

Dê prioridade para quitar as dívidas que possuem as taxas de juros mais altas, pois elas tendem a crescer mais rapidamente. Isso ajudará a reduzir o valor total dos juros pagos no longo prazo.

Consolide suas dívidas

Se você tiver várias dívidas com taxas de juros elevadas, considere consolidá-las em um único empréstimo com taxa de juros mais baixa. Isso pode facilitar o gerenciamento das dívidas e reduzir os custos com juros.

Evite fazer novas dívidas

Durante o processo de pagamento das dívidas, evite contrair novas dívidas. É preciso agir com responsabilidade financeira e evitar compras por impulso ou despesas não essenciais.

5. Leia sobre educação financeira

Use tempo livre, seja no ônibus ou no metrô, voltando ou indo para o trabalho, para ler textos e ver vídeos sobre educação financeira. Esse pode ser um passo fundamental para economizar uma grana e evitar o endividamento.

Além disso, ler sobre educação financeira também pode motivá-lo a ter hábitos saudáveis de economia, como criar um plano de gastos, evitar dívidas desnecessárias e buscar oportunidades de investimento. Aqui no** blog do banQi** você encontra tudo isso e muito mais!

compartilhe

Posts relacionados

Organizar suas finanças ficou mais fácil

Organizar suas finanças ficou mais fácil

Saiba como controlar melhor os seus gastos diários com a planilha do banQi

 7 livros sobre educação financeira pra você virar o jogo

7 livros sobre educação financeira pra você virar o jogo

No jogo da vida, fazer o dindim render é o grande desafio. Mas quais são os macetes?

O que são juros compostos, em quais contas eles existem e como calculá-los

O que são juros compostos, em quais contas eles existem e como calculá-los

Aprenda a calcular os juros simples e compostos para poder identificar os riscos

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.