1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. O que acontece quando o empréstimo pessoal não é pago?

O que acontece quando o empréstimo pessoal não é pago?

por banQi | data de publicação: 23/06/2023 | Educação financeira , Controle gastos , Saia das dívidas

Quem nunca atrasou uma parcela ou um boleto que atire a primeira pedra!

A gente sabe que, por mais organizada e cuidadosa que uma pessoa possa ser, imprevistos acontecem, e às vezes fica difícil pagar todas as dívidas em dia.

Mas o que acontece quando um empréstimo não é pago? É fácil negociar com o banco? Existe a chance de ele te levar à Justiça por isso? E como limpar o nome depois que tudo for resolvido?

Neste texto você vai ver:

  • O que acontece quando o empréstimo pessoal não é pago? 
  • Quando uma dívida pode levar à penhora de bens?
  • Como limpar o nome depois de não pagar um empréstimo pessoal? 

O que acontece quando o empréstimo pessoal não é pago? 

Cada contrato tem suas regras, mas, em geral, a primeira coisa que acontece quando você não paga as parcelas do seu empréstimo é que começa a acumular uma cobrança de taxas extras pelo atraso, como multas e juros.

Ou seja, a dívida aumenta. E, quanto maior for o atraso, mais ela pode virar uma bola de neve.

A partir do momento do atraso, você passa a ser classificado como inadimplente. Aliás, você sabe a diferença entre dívida e inadimplência?  

  • Dívida: é o valor que você tem que pagar para devolver um dinheiro que não era seu: por exemplo, um empréstimo, financiamento, ou pelo uso do cartão de crédito ou cheque especial.
  • Inadimplência: é quando as contas que você tinha que pagar, as dívidas, ficam vencidas. Por exemplo, se você deixou de pagar seu cartão de crédito ou uma parcela do empréstimo pessoal dentro do prazo, você ficou inadimplente com aquela dívida.

Se você pagar suas contas em dia, você passa a ser visto como um bom pagador pelos bancos, outras instituições financeiras e lojas. Fica bem na fita! 

No Serasa também: eles te dão mais pontos, que eles chamam de score, pela sua capacidade de pagamento.

Mas, se deixar de pagar suas contas, você perde esses pontos, o que pode tornar mais difícil tomar crédito de novo. 

É comum acontecer uma destas três coisas, depois que seus boletos vencem sem você pagar:

  1. Negociação de pagamento: o banco pode oferecer a você uma renegociação da dívida, para te ajudar a pagar com outras condições.
  2. Notificação por escrito, ligações e mensagens: o banco pode enviar uma notificação por escrito a você, ou telefonar, pedindo o pagamento imediato e lembrando das consequências de não pagar o empréstimo.
  3. Cobrança extrajudicial: o banco pode recorrer a uma empresa de cobrança ou advogado para cobrar a sua dívida. Ele pode até te levar à Justiça para recuperar o dinheiro emprestado e não pago.

Quando uma dívida pode levar à penhora de bens?

Você só vai ter seus bens penhorados (ou seja, banco ficar com coisas suas) se o banco conseguir uma decisão na Justiça confiscando esses bens para pagar uma dívida vencida. Esses bens podem ser um carro ou dinheiro que você tenha em uma outra conta corrente.

E, claro, você pode se defender e argumentar antes da decisão judicial. Além disso, existem regras que limitam a quantidade de bens que podem ser penhorados.

Mas pode acontecer penhora em todos os tipos de dívidas: empréstimos pessoais, dívidas de cartão de crédito, dívidas trabalhistas, dívidas fiscais, entre outras. 

Como limpar o nome depois de não pagar um empréstimo pessoal? 

Quando você deixa de pagar um empréstimo pessoal, seu nome é incluído em cadastros de restrição ao crédito, como SPC e Serasa. Essa situação pode causar muita dor de cabeça e dificultar conseguir mais crédito no futuro.

A boa notícia é que existem algumas coisas que você pode fazer para limpar seu nome depois de não pagar um empréstimo pessoal.

A primeira é entrar em contato com o banco e tentar renegociar a dívida. Você pode conseguir uma parcela mais baixa, dentro de um prazo maior, por exemplo, que facilite seu pagamento em dia.

Depois que a dívida tiver sido quitada, peça ao banco para comunicar isso aos órgãos de proteção ao crédito, para que seu nome seja retirado do cadastro de restrição. 

Isso muitas vezes acontece automaticamente depois do pagamento. O prazo para “limpar” o nome pode variar, mas em geral é de até cinco dias úteis.

Quer estar livre de dívidas e com o nome sempre limpo? Veja o vídeo que preparamos sobre isso e que pode te ajudar.

compartilhe

Posts relacionados

Veja dicas para diminuir gastos com alimentação sem deixar de comer bem

Veja dicas para diminuir gastos com alimentação sem deixar de comer bem

13/09/2023

Existem alternativas pra driblar aquela conta alta no supermercado e dar um alívio no orçamen ...

Conheça 7 aplicativos que ajudam você a controlar seus gastos mensais

Conheça 7 aplicativos que ajudam você a controlar seus gastos mensais

14/09/2023

Conheça 7 aplicativos que vão te ajudar no dia a dia a colocar seu orçamento em ordem

Ep. 4 | Financiamento, Empréstimo e Carnê

Ep. 4 | Financiamento, Empréstimo e Carnê

Você já deve estar familiarizado com o termo financiamento e empréstimo, mas você sabe a re ...

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.