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Open Banking: entenda como funciona este sistema financeiro

por banQi | data de publicação: 31/07/2023 | Educação financeira , Sua conta digital

Você já ouviu falar em Open Banking? Olha, praticamente todos os bancos do Brasil já aderiram a esse sistema, viu? 

E, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de 15 milhões de clientes já entraram na onda, pelo menos até fevereiro de 2023.

Quer saber mais sobre Open Banking? Então continue a leitura!

Neste texto você vai ver:

  • O que é Open Banking?
  • Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?
  • O que já é possível fazer no Open Finance?
  • Como funciona o Open Banking?
  • Quais são as vantagens do Open Banking para as pessoas?

O que é Open Banking?

Open Banking, agora chamado pelo Banco Central de Open Finance, em bom português significa “sistema financeiro aberto”.

E o que é isso, na prática? É a possibilidade de os clientes de bancos compartilharem seus dados – seja de cadastros ou de transações – entre as instituições financeiras participantes.

Como assim? A gente explica:

  1. Imagine que, antes de existir o Open Banking, você tinha a sua continha em um banco qualquer, e apenas aquele banco, detentor da sua conta, tinha acesso aos seus dados. 
  2. Ou seja, outro banco não podia “enxergar” suas transações, nem tampouco aquele banco conseguia “enxergar” o seu relacionamento com outra instituição.
  3. Com o Open Banking, as instituições podem acessar os dados de clientes de outras instituições. Detalhe importante: o cliente tem que dar permissão para isso!

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

O Open Banking foi criado no Brasil em 2021, pelo Banco Central. Ele permitia o compartilhamento de informações sobre os produtos e serviços bancários mais tradicionais, como as contas e operações de crédito.

Depois, o Open Banking foi ampliado, permitindo o compartilhamento de dados de produtos e serviços de câmbio, credenciamento, investimentos, seguros e previdência. E aí ele recebeu o novo nome de Open Finance.

Ou seja, o Open Finance é uma evolução do Open Banking.

O que já é possível fazer no Open Finance?

Segundo o Banco Central, já é possível fazer o seguinte:

  • Acesso a dados abertos de produtos e serviços financeiros: bancos e outras instituições participantes divulgaram informações sobre os seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários que oferecem, inclusive sobre câmbio, seguros, previdência, investimento e credenciamento.
  • Compartilhamento de dados cadastrais e transacionais: quem quiser e autorizar, tanto pessoas quanto empresas, já pode pedir o compartilhamento de seus dados cadastrais, de informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. Apenas as instituições participantes terão acesso aos dados, sempre dentro de um prazo específico. Ah, e não tem nenhum custo para o cliente.
  • Iniciação de transação de pagamento: também dá para fazer pagamentos no ambiente de Open Finance – neste primeiro momento, com o Pix.

Como funciona o Open Banking?

São 6 passos para colocar o Open Banking (ou Finance) em funcionamento:

  1. Consentimento: você, cliente, escolhe uma instituição com a qual quer compartilhar seus dados. Lá você vai informar qual a origem dos dados, o que poderá ser compartilhado e por qual prazo.
  2. Redirecionamento: você será direcionado para o canal da instituição de origem dos dados que você quer compartilhar.
  3. Autenticação: por lá, você vai acessar sua conta da forma como já faz sempre.
  4. Confirmação: depois, você vai autorizar o compartilhamento dos seus dados com a instituição que você escolheu.
  5. Redirecionamento: você é direcionado de volta para a instituição que vai receber seus dados.
  6. Efetivação: nesta última etapa, é confirmado que o compartilhamento foi feito com sucesso, sem nenhum custo para o cliente.

O processo todo é 100% digital, supervisionado pelo Banco Central, que garante ser tudo muito seguro.

Quais são as vantagens do Open Banking para as pessoas?

O Banco Central aponta duas principais vantagens:

  • Mais competição: já que os bancos vão ter acesso aos dados dos clientes de outros bancos, poderão fazer a oferta de produtos e serviços para clientes dos seus concorrentes. E aí o cliente poderá escolher aquele produto que tem as tarifas ou juros mais baixos ou as melhores condições, por exemplo.
  • Melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros: o cliente que tem mais de uma conta bancária, por exemplo, ou tem conta em um banco e empréstimo em outro, poderá ver todas as suas informações em um único local.

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