1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Seu cartão banQi
  6. >
  7. Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer

por banQi | data de publicação: 11/09/2023 | Seu cartão banQi , Saia das dívidas , Controle gastos

Algumas vezes a situação financeira aperta e pode ser que, em um mês, você perceba que não vai conseguir pagar a fatura do cartão de crédito. E agora, o que fazer diante de uma situação assim?

Ter problemas com o cartão de crédito é normal, mas não quer dizer que nada pode ser feito. Pelo contrário: dá para aproveitar um caso assim para rever gastos, hábitos e, dessa forma, ajeitar a vida financeira para conseguir pagar tudo em dia no futuro, até mesmo a fatura.

Nessas horas, é muito importante entender o que deve ser feito para resolver essa situação o mais rápido possível, de um jeito que não pese tanto no bolso. Confira neste texto!

Confira o fazer para conseguir pagar a fatura do cartão de crédito

Percebeu que não vai conseguir quitar a fatura do cartão de crédito? A primeira ação é não se desesperar. Manter a calma ajuda a pensar nos próximos passos que vão te ajudar a sair dessa logo, sem prejudicar o orçamento pessoal. 

Mas é importante agir o quanto antes, assim que perceber que o valor da fatura não poderá ser quitado de uma vez. Não faltam opções para agir e, com isso, evitar gastos maiores e o aumento da dívida, que pode virar uma bola de neve. Saiba o que fazer quando não puder pagar a fatura do seu cartão.

1. Olhe a sua reserva financeira

Nesta hora vale dar uma olhada nas contas bancárias que você ou sua família têm para encontrar algum dinheiro guardado, que a gente chama de reserva financeira. Essa grana é aquela ajuda que uma pessoa precisava diante de um imprevisto – como uma fatura de cartão de crédito mais alta do que o esperado.

O ideal é não gastar toda a reserva no pagamento de dívidas, mas é melhor quitar um débito, como a fatura, com esse dinheiro do que não fazer o pagamento.

É que atrasar a fatura gera multas e juros que só vão fazer o valor a ser pago aumentar. Então se tiver essa reserva de emergência, vale usar para pagar a fatura.

2. Fale com o banco para renegociação

Não tem reserva financeira e já estourou o limite de gastos com cartão de crédito? Então uma saída é procurar o banco para renegociar o valor da fatura. Muitos bancos oferecem condições de pagamento facilitadas que cabem no bolso, assim você consegue pagar ao menos parte da dívida e quitar o restante ao longo do tempo.

Na hora de negociar dívidas, lembre sempre de procurar as melhores condições para a sua realidade financeira. Se for parcelar o saldo da fatura do cartão, por exemplo, tente reduzir a quantidade de parcelas, mas não se esqueça de que elas devem caber no seu orçamento mensal, ou seja, serem menores do que seus ganhos.

3. Faça um empréstimo pessoal

Existem algumas modalidades de empréstimo pessoal, principalmente o consignado, que têm taxas de juros bem mais baixas do que as cobradas por um cartão de crédito em atraso.

Talvez valha a pena pegar esse empréstimo para quitar a fatura e evitar que as dívidas virem uma bola de neve. O ideal é procurar a instituição financeira ou ver essas condições pelo aplicativo, para decidir se é uma boa solução.

4. Tenha limites de gastos

Aqui vai uma dica para evitar o atraso da fatura no futuro: criar limites para os gastos com cartão de crédito.

Isso faz toda a diferença e ajuda a evitar surpresas desagradáveis. É importante, por exemplo, não usar o cartão todo dia, em pagamentos como comida ou aplicativos, pois isso atrapalha o controle de gastos.

O limite para os gastos com o cartão deve estar dentro da sua capacidade de pagamento, ou seja, os seus ganhos com salário ou outras fontes de renda devem ser maiores do que as despesas com cartão de crédito. Assim, sempre vai dar para pagar a fatura.

5. Encontre outras fontes de renda

Levantar uma grana a mais também pode ajudar a cobrir gastos com o cartão de crédito e evitar dívidas ou problemas com juros. Esse dinheiro é importante para equilibrar as contas, mesmo que você não consiga quitar tudo de uma vez.

Por isso, se tiver como, sempre faça aquele esforço ainda maior para levantar dinheiro. Uma dica é fazer bicos nas horas livres, vender objetos que não usa mais e procurar fontes de renda que ajudem com o pagamento da fatura, mesmo que parcial.

Se você ainda não sabe por onde começar, confira dicas para conseguir uma graninha extra no fim do mês!

compartilhe

Posts relacionados

Confira o que são juros rotativos e por que devemos evitá-los

Confira o que são juros rotativos e por que devemos evitá-los

11/07/2023

Entenda o que são e como calcular os juros rotativos

Quem tem nome sujo pode conseguir um cartão de crédito?

Quem tem nome sujo pode conseguir um cartão de crédito?

27/07/2023

Entenda como funciona a análise de crédito para quem está negativado

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.