1. banQi
  2. >
  3. Blog banQi
  4. >
  5. Educação financeira
  6. >
  7. Veja 8 razões para pedir empréstimo pessoal

Veja 8 razões para pedir empréstimo pessoal

O fim do mês nem chegou ainda e a grana já acabou. E então aparece uma emergência financeira, como despesas médicas, reparos na casa ou no carro. 

Segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo), 77,9% dos brasileiros entraram endividados em 2023, ou seja, já estavam com diversas contas parceladas. Já o número de inadimplentes, aqueles que deixaram de pagar ao menos uma conta, era de 28,9%.

Existe uma grande diferença entre estar endividado e ficar em inadimplência. Por exemplo: uma pessoa que parcela um celular tem uma dívida. Quando ela deixa de pagar essa conta no prazo, ela vira inadimplente. E isso pode levar o nome a ficar “sujo”.

Existem vários fatores para a conta não fechar no fim do mês e ter que recorrer a um dinheiro extra. A economia não vai bem no Brasil, a inflação fechou o mês de fevereiro em 5,6% e o preço dos alimentos, como o ovo e o leite, não para de subir. 

Além desses motivos, existem muitos outros que podem te levar a pedir empréstimo pessoal. Continue a leitura para saber mais a respeito.

Quais os principais motivos para fazer um empréstimo pessoal?

Podem ser vários os motivos para fazer um empréstimo pessoal. Seja porque você não consegue pagar uma conta, seja por causa de uma emergência ou até mesmo para realizar um sonho de maneira mais rápida. 

Separamos as 8 razões mais comuns para pedir um empréstimo pessoal:

1. Juros do cartão

O cartão de crédito tem uma das taxas de juros mais altas do país. Dependendo da modalidade e da instituição financeira, o juro do rotativo, aquele aplicado quando não se paga o valor total da fatura até a data de vencimento, pode ultrapassar os 1.220% ao ano! De compra em compra, pode acontecer um estrago no seu orçamento. E aí pode ser a hora de pedir um empréstimo pessoal, por causa da taxa de juros mais baixa.

2. Situação de emergência

Imagine o seguinte cenário: viagem de família, cinco pessoas em um carro, mais gato, cachorro e papagaio, e, de repente, o carro quebra. O empréstimo pessoal pode servir para cobrir as despesas do conserto, caso você não tenha um cartão de crédito ou mesmo saldo suficiente para pagar dessa ou de outra forma.

O mesmo poderia ser em razão de gastos com remédios se você ou algum familiar ficar doente, por exemplo. 

Lembrando que, se você conseguir juntar um pouquinho que seja todo mês pra fazer uma reserva, isso também pode te ajudar na hora do aperto.

3. Montar um negócio próprio

Chegou o momento tão esperado. Ter um negócio próprio é um sonho para muitos. Por incrível que pareça, mais de 1,3 milhão de empresas são criadas no país a cada quatro meses. 

Só o ato de abrir uma empresa gera gastos esperados e inesperados. O custo para ter um CNPJ no Brasil varia de R$ 500 a R$ 1.500, dependendo do estado onde você está – valores iniciais gastos com documentação, pagamento de impostos e contabilidade, por exemplo.

Pedir um empréstimo pessoal pode ser uma solução para tornar esse sonho realidade.

4. Viagem

Sabe aquela viagem que você vem pensando há anos e nunca consegue fazer? Gastos com passagem, estadia e lazer pesam no bolso. Você pode escolher desde um empréstimo para fazer a viagem toda ou apenas pagar uma parte. 

Mas se você conseguir juntar uma grana pra pagar por pelo menos algum dos gastos, isso já ajuda muito. 

5. Reforma

Está aí uma coisa que pode sair do controle. Para fazer uma reforma é preciso planejamento, mas quase sempre as coisas saem dos trilhos e pinta um gasto a mais. São mais tijolos que tem que comprar porque faltou, mais cimento, enfim, gasto atrás de gasto. 

Assim como a viagem, o empréstimo pessoal vem para cobrir parte da questão ou até mesmo ela toda.

6. Trocar uma dívida pela outra

Essa é outra razão comum para se pegar um empréstimo pessoal. Às vezes, você pode conseguir uma taxa de juros mais baixa, o que pode resultar em economia de dinheiro no longo prazo. 

Por exemplo, se você tem uma dívida com uma taxa de juros elevada, como cartão de crédito, e consegue um empréstimo com taxa menor para pagar essa dívida, pode economizar o dinheiro que perderia a mais por causa dos juros e até conseguir prazos melhores.

7. Início de ano letivo

Imagina colocar na ponta do lápis tudo que envolve o começo de ano das crianças na escola? Só de material escolar é uma fortuna. Em alguns casos, ter que comprar o uniforme também sai caro. 

8. Não ficar com o nome ‘sujo’

Não conseguiu pagar as contas, ficou inadimplente e descobriu que o seu nome está com restrição nos serviços de proteção ao crédito? Tudo bem, isso acontece. Mas, pra não ter esse problema, o empréstimo pessoal pode ajudar a pagar aquela conta em dia, mesmo quando o dinheiro já acabou antes do final do mês.

O importante é sempre colocar os juros na balança e ter consciência da sua capacidade para pagar o empréstimo.

Caso já esteja com o nome sujo, a dificuldade para conseguir crédito é bem maior. Existem instituições financeiras que emprestam dinheiro mesmo nessa situação, mas as taxas de juros cobradas costumam ser muito altas.

Quer saber mais maneiras para resolver sua situação financeira? Então leia o texto que preparamos sobre qual é o melhor momento para pedir um empréstimo.

compartilhe

Posts relacionados

Tudo no débito? Saiba quando ter um cartão de crédito é ideal

Tudo no débito? Saiba quando ter um cartão de crédito é ideal

27/07/2023

Descubra também vantagens e desvantagens dessas duas formas de pagamento

O que acontece quando o empréstimo pessoal não é pago?

O que acontece quando o empréstimo pessoal não é pago?

Saiba as consequências do não pagamento das parcelas e como sair dessa situação

Por que acreditamos na educação financeira

Por que acreditamos na educação financeira

O banQi acredita que a educação financeira pode transformar a sua vida.

Vem conhecer o conteúdo que fizemos pensando em você.